Olá henriquess,
Em suma o problema está mesmo no Ubuntu 11.04. Eu só me lembrei de lhe recomendar isso ontem pois lembrei-me que esta última versão é conhecida por dar alguns problemas gerais.
Bem, agora que você está num sistema bastante estável (
na minha opinião o Ubuntu 10.10 é o melhor Ubuntu atualmente) você pode começar a aventurar-se no Ubuntu.
Primeiro que tudo:Para começar comece a atualizar o Ubuntu! Creio que sabe fazê-lo pois é intuitivo, no entanto, se não sabe, pergunte aqui mesmo que explico!

Depois disso, instale todos os pacotes multimédia para poder ver músicas mp3, vídeos divX, DVDs encriptados etc etc:
Estética do UbuntuDepois disso, recomendo que faça um backup das suas configurações do ambiente de trabalho, para poder experimentar os temas que quiser. Para tal veja este artigo:
Após isso, já poderá aventurar-se sem problemas a experimentar visuais. Para poder experimentar visuais recomendo, sem dúvida a série que o redator Pedro Lobo escreve há já muitos meses. Todos os artigos dele são minuciosamente explicados ou então através de referências a artigos que você
deve ler para ter a certeza absoluta do que faz. A série é esta:
Depois de ter já alguma genica a realizar alterações estéticas, já poderá aventurar-se a alterar os visuais apenas vendo os dos outros (estes não têm explicação minuciosa). Esta série da referência seguinte, são as participações dos leitores do Ubuntued que partilham os seus ambientes de trabalho:
Pode também querer atualizar o Grub, o programa que você escolhe se quer arrancar o UBuntu ou o Windows:
Aplicações ExtraRelativamente a aplicações extra, elas variam muito conforme o que você quer fazer com o seu Ubuntu. Há muita coisa por aí, por isso não posso listar isso com algum nível de completude. No entanto aqui ficam algumas referências.
Primeiro é um artigo já antigo e que em alguns aspetos até já está desatualizado (pois é do Ubuntu anterior ao que você tem), no entanto é sempre uma referência agradável de ler pois tem uma pequena lista interessante de programas e dicas:
Já agora, depois de todas as atualizações que fizer, tenho a certeza que este artigo será importante para você limpar alguns pacotes desnecessários. Como vai haver muitas atualizações (pois esse Ubuntu já tem quase 1 ano), o Ubuntu vai guardar pacotes por segurança. Leia mais para saber mais sobre isso:
Já agora, existe o DropBox para o Ubuntu, que você deve conhecer que é ótimo para poder partilhar ficheiros e fazer backups na cloud (nuvem):
Essencialmente, creio que devia ler esta zona do Ubuntued, que é um filtro de apenas referências de programas: