Hàkon Wium Lie, CTO do Opera disse que "faz mais sentido ter nossos engenheiros trabalhando com a comunidade livre para otimizar o WebKit e o Chromium do que trabalhamos em uma ferramenta própria de rendenizar páginas". Segundo a Opera Software, a mudança para o WebKit será uma transição gradual e que ainda neste ano eles estarão mudando para o WebKit e o Chromium tanto na sua versão desktop e mobile.
Detalhes de um navegador com WebKit vinto do Opera foram vazados no mes passado. Chamado de "Ice", Lars Boilesen, CEO da Opera, disse que este aplicativo era desenvolvido para lutar pelo espaço atingido pelo Safari e Chrome no mercado móvel. Uma versão para Android também será revelada neste mês na Mobile World Congress.
A notícia de que o Opera está planejando utilizar o WebKit também em sua versão desktop marca o fim de uma era para a empresa norueguesa, que lançou o Presto há 10 anos com a versão 7 do navegador Opera.
O anúncio foi feito assim que a empresa celebrou o número de 300 milhões de usuários em todas as plataformas que o Opera está disponível.
Referências
- Opera announces 'gradual transition' to WebKit for desktop and mobile browsers | The Verge
- Tradução e adaptação: Ron