Shourryya Ray, um estudante de 16 anos, encontrou a solução para um enigma matemático colocado por Isaac Newton há 350 anos e que até agora estava por resolver.
Ray ganhou um prémio de investigação e é classificado como "génio" por elaborar duas teorias acerca da dinâmica das partículas sobre as quais os físicos, nos últimos anos, apenas tinham conseguido uma aproximação, utilizando poderosos sistemas de cálculo. O jovem conseguiu calcular a trajetória exata de um projétil submetido à força da gravidade e à resistência do ar. Foi ainda capaz de estimar com precisão o tipo de impacto e de ressalto que se segue quando determinado corpo bate contra uma parede.
Graças à formulação do adolescente, que apresentou com o ambicioso título "Solução analítica de dois problemas fundamentais não resolvidos da dinâmica das partículas", os cientistas podem agora resolver o problema com uma nova abordagem.
Ray foi confrontado com este problema durante uma visita à Universidade Técnica de Dresden. Os estudantes receberam os dados brutos para avaliar a trajetória de uma bola, mas os métodos atuais não permitiam chegar a um resultado exato.
"Quando os meus professores me disseram que estas questões não tinham solução, pensei: 'bem, não custa tentar'. Talvez esta ingenuidade de estudante me tenha ajudado", disse à imprensa. De acordo com o jornal "The Sunday Times", o jovem recusou-se a acreditar que o problema não podia ser resolvido.
A paixão de Ray pela matemática foi herdada do pai, que é engenheiro e o estimulou desde pequeno a resolver problemas matemáticos. Aos seis anos, era já capaz de resolver equações com elevado nível de dificuldade. Nascido em Calcutá, na India, mudou-se há quatro anos para Dresden, na Alemanha, sem saber falar alemão, língua na qual já é fluente. Está agora a preparar-se para os exames do secundário, dois anos antes dos colegas da sua idade.
Ray nega, com modéstia, que é um génio, lembrando que gostaria de ser melhor em certas disciplinas, como Educação Física. Está agora a decidir o que vai estudar na faculdade e está indeciso entre Matemática ou Física.