O Google estuda a possibilidade de "fundir" seu sistema baseado na nuvem, Chrome OS, e seu sistema operacional para telefones, Android.
A sugestão de fundir os dois sistemas para funcionar como um único veio da boca de Sundar Pichai, vice presidente sênior da Google para o Chrome e Apps.
Em sua palestra na conferência AllThingsD deste ano, Pichai foi questionado sobre sua visão sobre o Google ter dois sistemas operacionais existindo neste futuro. Ele respondeu que
"O Android é um sucesso muito grande e não poderíamos estar mais orgulhosos dele. Também estamos em experiências com tablets também. Existem vários lugares em que as pessoas podem gastar seu tempo em um navegador. É a noção de que, pela primeira vez, sua experiência está na nuvem. Você continua em um dispositivo local, CPU, etc - mas a noçãod e que seu computador está na nuvem deixa tudo com administração zero. E, através de tudo estar na rede, você pode desenvolver e administrar apps. Não existe nenhum software instalado - ou qualquer coisa parecida. Eu acho que o mais importante entre o Android e o Chrome OS para os usuários é que eles fazem sentido. Veja a Apple: eles possuem MacBooks e iPhone, mas eles usam sistemas operacionais diferentes. A convergência vai acontecer é claro. Mas olhe para o Gmail - você vai de um Chromebook para o Android, e ele está ali, funcionando."
Isto faz sentido?
Lendo novamente as palavras de Picahi, creio que a noção de "convergência" não é sobre "um único sistema operacional para ambos" mas sim fazer de sua vida Chrome estar no seu desktop pelo navegador, Android e ChromeOS, "unificado" como um só.
Com o Chrome vindo como navegador padrão no Jelly Bean - a nova versão do popular Android OS - os usuários do sistema operacional movel da Google ganharão acesso instantâneo aos favoritos, senhas gravadas e, provavelmente, os web app que criaram nos seus desktops ou Chromebooks em seus aparelhos celulares.
Será que o Chrome no Android sincronizará seus dados do Android (coontatos, mensagens, fotos, etc) com seu Google Chrome? Talvez, já que - como aplicativos de terceiros já oferecem notificações do Android no Chrome, fazendo você interagir com ela através do navegador da Google. Já sabemos que o ChromeOS está recebendo a possibilidade de exibir notificações de SMS.
O que acontecer, existem chances de ser algo muito bom.
Fonte: OMG! Chrome!