O anúncio do Android 4.1 durante o Google I/O surpreendeu a todos com o Project Butter (Projeto Manteiga). O nome curioso já diz tudo: trata-se de uma novidade que vem para deixar o sistema suave como o derivado do leite.
Segundo informações do Google Developers, o Android 4.1 está sendo projetado para oferecer o melhor desempenho e a mais baixa latência nos comandos de toque — aproveitando uma interface fácil e intuitiva.
Para assegurar essa melhoria, o Google está trabalhando seriamente no Project Butter, o qual consiste em modificar as bases do software e adicionar alguns recursos que vão melhorar a resposta e a utilização dos recursos.
Vsync e Buffer triplo
O Android Jelly Bean utilizará um temporizador de sincronia vertical (vsync) prolongado para que o processador possa detectar tudo o que acontece na tela. A varredura acontece em 16 milissegundos e garante que a renderização dos quadros não seja antecipada ou atrasada.
O sistema vai usar um buffer triplo para renderização gráfica. Isso significa que tudo será mais suave, desde a rolagem na tela até as animações. O Android 4.1 reduz a latência nos comandos de toque para sincronizar com o vsync e também para prever seus movimentos. O SO força a CPU a antecipar suas ações, garantindo que nada resulte em atrasos.
Fonte:
TecMundo