Boas Cláudio, isto ia dar pano para mangas!
Não concordo como o José já escreveu com a"nota" dada à customização!
Já escrevi sobre isto no forum! O Ubuntu é altamente customizável! Só que o pessoal ainda quer mais!
Esse é o problema! Nós nunca estamos satisfeitos! Não basta sermos capazes de mudar o tema GTK, também das Janelas (sim porque dá para ter temas diferentes para cada um deles!), dos ícones, mudar a transparência do Launcher, do Painel Superior, mudar o tamanho dos ícones no Launcher, mudar o Wallpaper.
E o Compiz?1 Pois, já ninguém usa não é?! Dá para activar o Cubo se quiserem, dá para adicionar efeitos, colocar um Wallpaper para cada área de trabalho, definir mais áreas de trabalho, efeito "EXPO", etc!
Já não saía daqui!
E vejo que nos gráficos o Ubuntu está mal na "Customização"?! Isto é, na minha terra e na minha Língua, uma MENTIRA!
Os gráficos são mentirosos!!!
No campo "Cutting Edge", nem vou me adiantar muito, vou apenas escrever uma ou duas linhas. O Ubuntu é a distribuição Linux mais utilizada no Mundo!! Os Developers da Google usam, mas não é "Cutting Edge"?!
Juntamente com Ubuntu Server, são SO's com o que de mais avançado existe em termos de Software, Hardware "Out-of-the-Box", Segurança reconhecida Mundialmente e o aspecto limpo e produtivo do Unity? Um DE criado de raiz para uma distribuição que segue o seu próprio caminho, sem ficar atrás de nenhuma outra!
Os acordos OEM com a Dell e a Acer, que claramente acreditam no Futuro e capacidades desta distribuição! E não é "Cutting Edge"?!
Quem criou estes gráficos não tem o mínimo de conhecimento sobre Tecnologia e Informática!
E eu não tenho quase conhecimento nenhum e sei ler, pesquisar, ver e ouvir, antes de começar a escrever Barbaridades!
Quem esteve minimamente atento à UDS, viu empresas como a EA querer entrar em rota de aproximação com a Canonical, a Google, a System 76 que trabalha à 8 anos só com o Ubuntu, a Dell, a Acer, a Intel.
Bem, já me estou a alongar!
Não saímos daqui, pois existe tantos argumentos baseados em factos REAIS para apresentar que REFUTAM TOTALMENTE a falta de veracidade destes gráficos!
Acho que quem está minimamente atento ao que se passa no Mundo Tecnológico, quem usa Ubuntu, sabe que estes gráficos não podiam estar mais longe da Verdade!
O único valor do gráfico com que concordo e, também já escrevi sobre isto no Forum, é a questão da performance do Unity.
Está ainda um pouco "pesado", mas mesmo assim, para quem usou o 11.04 e 11.10, sabe que está muito melhor!
Quer em estabilidade, quer em consumos!
E ainda vai melhorar mais! Como iremos de certeza ver no 12.10!
Um projecto novo, ambicioso e que, na minha opinião tem "pernas para correr e não só para andar"!
Entretanto a alta produtividade do Unity nesta altura, quase que faz esquecer o consumo.
Xi, que testamento!
Havia muito mais para escrever, mas penso que já o fiz o suficiente para provar o meu ponto de vista.
Cumps.