Puxa, então não sou o único...
Ando um pouco desapontado com o Ubuntu também. Talvez o fato de ele não rodar perfeitamente no meu notebook, aquisição que fiz especialmente para seguir usando o Ubuntu e poder deixar o meu PC com rWindows pra fliperama...
![lol :lol:](./images/smilies/NEOicon_lol.gif)
Sinceramente, desde que me aprofundei mais em Linux Ubuntu, lá pelo lançamento do 12.04LTS (até hoje, pra mim, inesquecível) eu me encantei com o Ubuntu e não queria abandoná-lo. Mas ultimamente, o Ubuntu só tem se tornado mais e mais pesado, complicando a vida de quem quer usá-lo e não tem grana para ficar trocando de PC toda hora. Se você me disser "ah, dá pra trocar o ambiente de trabalho", eu digo que até adianta, mas não tanto. Ao menos, no meu notebook, quando eu estava com o 12.04, eu instalava o Gnome e ajudava. No 13.10, instalo o Gnome e fica tão lento quanto o Unity. Eu não sei o porquê disso. Eu poderia voltar ao 12.04, mas por outro motivo desconhecido, ele tem sérios problemas de incompatibilidade com o meu notebook, causando alguns dos mais engraçados e bizarros bugs.
![lol :lol:](./images/smilies/NEOicon_lol.gif)
Nem atualizar o kernel ajuda. No 13.10 muitos deles sumiram, mas aí ele está mais pesado e comilão de bateria... O que eu posso fazer? Me vejo em uma dúvida de resposta binária. Minhas opções são "usar o Ubuntu" ou "não usar o Ubuntu".
Muita gente que eu conheço começa pelo Ubuntu e mais tarde migra pro Debian. Será que vou ser mais um? Começo a ficar curioso com esse Debian que dizem que é tão bom e se o Ubuntu é baseado nele, não vou estar completamente perdido nele, suponho.
E sobre o assunto principal do tópico (que se desviou um pouco
![xD xD](./images/smilies/NEO_xD.gif)
), na faculdade da minha namorada todos os computadores usam o Linux Mint com o Mate como ambiente gráfico. Não são computadores novos, mas rodam tão rápido e eficiente quanto um, graças ao Linux. Não sei exatamente a "noção de velhice" que vocês estão tomando para os PCs com XP, mas, para aqueles PCs velhos, mas bonzinhos (digamos processador 1Ghz e 1GB RAM), acho que o Mint, Zorin OS e mesmo o Ubuntu 12.04 com outro ambiente gráfico, já dá conta. Difícil mesmo é os PCs abaixo disso. A um tempo atrás eu tinha criado um tópico aqui para vocês me aconselharem um Linux que rodasse em um PC com 500MHz de processador e 64MB de RAM e no fim das contas, por ser um pouco difícil, deixei ele como rWindows 98 que veio nele e pronto. Hahaha! É a única coisa que roda nele!
Enfim, era isso. Hasta la vista!
![:) :)](./images/smilies/NEOicon_e_smile.gif)