Desde que não ultrapasse os 500mA dependendo dos computadores, existem computadores que apenas permitem debitar 500mA em cada porta USB, daí alguns discos externos terem uma das pontas do cabo USB com 2 fichas, desta maneira, caso estejas perante uma situação dessas, ao ligares as duas fichas USB ficas com um máximo de 1A. Claro que há portáteis que aguentam bem 1A em cada porta USB, mas desaconselha-se o uso intensivo nessa gama, principalmente em todas as portas USB ao mesmo tempo (assumindo que apenas tens 3, no meu caso tenho 2), pois numa bateria de 4Ah ficas com +/- 1h de utilização do PC. Claro que também se desaconselha, porque se está a aumentar o aquecimento no interior do PC e quando este não está devidamente dimensionado para essas situações pode provocar sérios danos à Motherboard

No meu caso, deixei de o usar porque passou de 300mA para +/- 400mA (estimativa), mas como notei que estava a aquecer, isso também queria dizer que poderia ter picos acima dos 400mA. Vou ver se reduzo estes 300mA para inferior a 200mA. Assim ficaria com USB para quando o estivesse a usar com bateria e alimentado por adaptador AC-DC quando este estivesse ligado à rede

Quanto a esta afirmação, apenas tenho a dizer que isso é o mínimo, se não houver protecção entre portas USB, podes ficar facilmente sem a interface USB ou até mesmo queimar a Motherboard. Depende apenas de quem desenhou e fabricou a placa! Se os técnicos forem bons, até o USB escapa ileso, pode desligar o periférico e apenas ligar quando o mesmo tiver sido removido ou deixar de puxar tanta corrente... Mas normalmente optam por colocar um
díodo limitador de corrente. É este díodo que acaba por queimar, se o substituíres por um igual voltas a ter a porta de volta no activo. Mas depois há aqueles fabricantes que se estão nas tintas, se queimar... queimou, o cliente que venha cá comprar outro