Anúncio publicitário coloca vozes dentro da cabeça das pessoas — literalmente!
Para promover seu serviço de streaming móvel, a empresa Sky Go resolveu adotar uma tecnologia inusitada (e assustadora) em sua nova campanha publicitária. O anúncio da empresa faz com que as pessoas ouçam vozes dentro de sua cabeça. Literalmente.
A ação acontece dentro de metrôs, e, para deixar o cidadão ainda mais perturbado, as pessoas ao seu redor não ouvem absolutamente nada. Funciona assim: um transmissor especial fixado na janela do vagão envia vibrações de alta frequência que são inaudíveis. Essas vibrações são transformadas em som dentro do cérebro de quem está com a cabeça encostada no vidro.
Para conseguir que o cérebro interprete as ondas emitidas pelo transmissor, a empresa utilizou uma tecnologia chamada 'condução óssea', que leva as ondas sonoras através dos ossos da nossa cabeça diretamente para nosso ouvido interno. Esse tipo de tecnologia é utilizado em outros dispositivos, como em um MP3 Player à prova d'água e no Google Glass, por exemplo.
As vibrações da janela são canalizadas para nossa cóclea (parte do ouvido interno que contém os terminais nervosos responsáveis pela audição) e é assim que a mensagem gravada pode ser ouvida. Por isso, apenas quem está com a cabeça encostada no vidro consegue ouvir o anúncio.
Agora vamos falar da vida real. Imagine você, voltando do trabalho, exausto, e então, milagrosamente, consegue ocupar um assento livre no metrô durante o horário de pico. Você encosta sua cabeça na janela para descansar e, de repente, começa a ouvir vozes dentro da sua cabeça. Convenhamos, a ideia é inovadora, mas não deixa de ser um pouco freak.