A polícia norte-americana anda intrigada com o roubo de detergentes para a roupa que têm sucedido em dezenas de supermercados dispersos por vários pontos do país. E não é um detergente qualquer. É o Tide. Suspeita-se de uma estranha relação entre estes crimes e o narcotráfico.
São já cinco os estados norte-americanos que registaram vários roubos de Tide líquido nos últimos meses. A polícia descobriu, entretanto, que alguns narcotraficantes guardavam grandes quantidades daquele detergente em casa.
É o caso de Patrick Constanzo, detido há duas semanas no estado do Minesota, acusado de roubar embalagens de Tide ao longo de 15 meses. No total, acumulou cerca de 19 mil euros em Tide líquido. Note-se que, no mercado norte-americano cada uma destas embalagens custa cerca de 11 euros.
Desconhece-se que ligação haverá entre o tráfico de drogas e o Tide líquido. Em cima da mesa estão, para já, duas hipóteses: ou os traficantes estão a usar o detergente como moeda de troca para o negócio da droga ou estão a fabricar uma nova droga sintética a partir do produto.
Ao jornal "The New York Times", um responsável pela polícia do Minesota confessou estar intrigado. "Por que roubam Tide e não outro detergente qualquer? É desconcertante". Já em Washington, a polícia detetou um traficante que propôs trocar 15 embalagens de Tide por cocaína. O caso já chegou ao FBI e à polícia de controlo das fronteiras do país.