Um jovem de 13 anos impediu uma tragédia ao assumir o controlo de um autocarro escolar, depois de o motorista ter ficado inconsciente. O estudante norte-americano conduziu a viatura para fora da estrada e parou-a em segurança. Veja o vídeo.
Jeremy Wuitschick, de 13 anos, estava, esta segunda-feira, a caminho da Surprise Lake Middle School, em Washington, num autocarro escolar, quando o motorista desmaiou. Jeremy reagiu instintivamente e correu a agarrar o volante, impedindo que o autocarro batesse na calçada.
Depois de controlar o veículo, o jovem tirou a chave da ignição, parando o autocarro em segurança fora da estrada. Juntamente com Johny Wood, um colega da mesma idade, Jeremy tentou reanimar o motorista. Os restantes colegas ligaram para as emergências e explicaram a situação.
John McCrossin, diretor de programas de estudos da Fife School District, estava a conduzir atrás do autocarro quando percebeu que o veículo se desviava da estrada. O diretor acorreu a ajudar e assumiu as manobras de reanimação do motorista até à chegada de médicos e polícia.
Segundo a imprensa norte-americana, Jeremy declarou que agiu por instinto e que se inspirou num livro de ação sobre super-heróis, para desligar o motor. O jovem norte-americano entrou em ação quando reparou nos movimentos estranhos e involuntários do motorista e este perdeu o controlo do veículo.
Jeremy explicou ainda que tinha alguma experiência atrás do volante, uma vez que a mãe o deixava, habitualmente, tirar o carro da garagem para ser lavado. Do incidente, que ocorreu esta segunda-feira, não resultaram feridos. Além do motorista, seguiam no autocarro escolar 16 crianças. Graças à reação de Jeremy a situação foi rapidamente controlada.
O condutor, de 43 anos, foi levado para o Francis Hospital in Federal Way. Ainda não são claros os problemas de saúde que o condutor sofreu, mas a sua condição foi descrita como "grave". O chefe da polícia Bill Rhodes, de Milton, em Washington, louva a ação de Jeremy Wuitschick e considera que o seu rápido pensamento merece crédito e valorização.