O que antes era tratado como segredo de estado vem pouco a pouco sendo revelado pelas gigantes da internet: suas pegadas de carbono. Quem primeiro anunciou as emissões anuais de gases de efeito estufa associadas às suas operações foi o Google, em setembro de 2011. Quase um ano depois, o Facebook também quis ser mais transparente, publicando na última semana a sua parcela de emissões.
Qual desses dois pesos pesados do setor de TI sai mais caro ao planeta? Confrontando o desempenho de ambos, quem leva a melhor no ringue ambiental é a rede social de Mark Zuckerberg, cujas emissões anuais de CO2e, ou seja a pegada de carbono, são cinco vezes menor que a do Google.
Enquanto a gigante das buscas emite, anualmente, 1,5 milhão de toneladas de CO2 - algo equivalente às emissões de um pequeno país como Laos, no sudeste asiático –, a pegada de carbono do Facebook gira em torno de 285 mil toneladas de CO2e, segundo relatou a empresa.
Logo, acessar o Gmail emite mais CO2e do que manter um perfil no Facebook. Na ponta do lápis, uma pessoa que acessa diariamente o email do Google emite 1,2 kg de CO2 por ano. Já, o acesso de cada um dos mais de 950 milhões de usuários da rede social de Zuckerberg é responsável pela emissão de 269 gramas de CO2e, quantidade equivalente ao que é emitido pela produção de três bananas ou uma taça de vinho.
Em ambos os casos, a maior parte das emissões de gases de efeito estufa (pelo menos 80%) estão relacionadas ao consumo energético dos escritórios e principalmente dos datacenters.
Porém, em 2011, o Google foi eleito pelo GreenPeace como a empresa mais sustentavel na área em que atua.
O estudo aborda a questão da eficiência energética e destaca a Google como a empresa de Internet que melhor trata da necessidade de aumentar a eficiência e também de promover a mudança de suas fontes de eletricidade para as renováveis. O único item não elogiado pela pesquisa foi a transparência com relação aos dados.
Para melhorar a imagem da empresa, o vice-presidente sênior de infraestrutura técnica, Urs Hoelzle, revelou no Google Green Blog que todos tem aprendido muito nesse processo de redução de impactos ambientais da Google e busca pela transparência. “Adicionamos uma nova seção em nosso blog chamada ‘The Big Picture’, na qual divulgamos os números do nosso consumo anual de energia e emissão de carbono”, justifica.
Abaixo está um video de como a Google trabalha com sustentabilidade:
Já o Facebook, a ultima noticia sobre a sustentabilidade foi a construção de um datacenter sustentável.
Em cada coluna existem 30 servidores mais altos, para facilitar a ventilação passiva e reduzir a necessidade de ar-condicionado. Para reduzir ainda mais o consumo com essas máquinas, foram instalados ventiladores gigantes que ficam no segundo andar e puxam o ar de fora para esfriar o ambiente – que já é mais frio, por ficar no estado americano de Oregon, numa região de clima seco e sem variação bruscas de temperatura.
A Suas placas mães (AMD e Intel) foram adaptadas para retirar tudo o que não fosse realmente necessário para o uso destinado (guardar fotos e comentários). Cada rack tem voltagem de 277 V e usam um esquema de entrada de energia especial, que dispensa conversores. Assim, 93% da energia é utilizada. O local ainda conta com um sistema de iluminação por LED, fazendo o data center do Facebook 38% mais eficiente e 24% mais barato que os outros de mesmo porte.
Em 2011, o GreenPeace criticou tanto a Apple, quanto o Facebook, com relação a sustentabilidade. Hoje, o Facebook possui um indice de energia limpa de 34,6%, enquanto a Google de 39,4%
Fonte: Info - Google x Facebook: quem leva a melhor no ringue ambiental?
UOL - Atitude sustentável.
GreenPeace