O conceito dos óculos de realidade virtual é algo que há décadas popula o nosso imaginário mas que, quando temos possibilidade de experimentar, se torna - quase sempre - numa enorme desilusão. Ecrãs de reduzida resolução, lag na reacção aos movimentos da cabeça, e... talvez o pior de tudo... um campo de visão extremamente reduzido e clasutrofóbico, que mais faz com que se pareça estar a olhar através do "viewfinder" de uma câmera de filmar.
Este Oculus Rift promete resolver tudo isso... e se a sua palavra não bastasse, conta com nomes de peso como John Carmack - criador do Doom - e outros gigantes da indústria, como o pessoal da Valve, Epic, etc. que dizem que realmente, estes óculos não têm nada a ver com a "concorrência" que existe no mercado.
Grande parte desse fascínio será sem dúvida atribuido ao gigantesco campo de visão que estes Oculus Rift oferecem, e que proporcionam uma verdadeira experiência imersiva, tal como se imagina quando se fala de realidade virtual. Mas para além disso, conta com display de alta resolução (1280x800 - dando 640x800 para cada olho em modo 3D), e head tracking com baixa latência, para uma experiência quase "real".
Estes óculos Rift estão disponíveis por $300, com entrega prevista para Dezembro deste ano... e estou altamente tentado a fazer a sua aquisição por via de um Fundo de Gadget com entrega desfasada.

Os Oculus Rift incluem o Doom 3 BFG, que se torna assim num demonstração perfeita do que este tipo de periférico permitirá fazer pelos videojogos. Desde FPS a simuladores de vôo, ou até jogos de condução... estão a imaginar as possibilidades? Eu estou!
