Bem-vindo: Sáb, 17 de Maio 2025, 6:19 Pesquisa avançada

Oculus Rift: Óculos de Realidade Virtual

Esta secção é dirigida a todo o tipo de conversas que não se enquadrem nas secções acima. São proibidas conversas com teor racista, religioso, político, pornográfico, violento entre outros semelhantes.

Oculus Rift: Óculos de Realidade Virtual

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 13 de Novembro 2012, 2:27

Parece que vai ser desta! A realidade virtual tal como a imaginamos parece estar prestes a concretizar-se, e será graças ao Kickstarter (com uma "ajudinha" de alguns nomes de peso, como John Carmack). Espreitem estes Oculus Rift - um projecto que já superou amplamente a meta dos $250 mil dólares inicial, e que já está prestes a ultrapassar o milhão de dólares.

O conceito dos óculos de realidade virtual é algo que há décadas popula o nosso imaginário mas que, quando temos possibilidade de experimentar, se torna - quase sempre - numa enorme desilusão. Ecrãs de reduzida resolução, lag na reacção aos movimentos da cabeça, e... talvez o pior de tudo... um campo de visão extremamente reduzido e clasutrofóbico, que mais faz com que se pareça estar a olhar através do "viewfinder" de uma câmera de filmar.

Este Oculus Rift promete resolver tudo isso... e se a sua palavra não bastasse, conta com nomes de peso como John Carmack - criador do Doom - e outros gigantes da indústria, como o pessoal da Valve, Epic, etc. que dizem que realmente, estes óculos não têm nada a ver com a "concorrência" que existe no mercado.

Grande parte desse fascínio será sem dúvida atribuido ao gigantesco campo de visão que estes Oculus Rift oferecem, e que proporcionam uma verdadeira experiência imersiva, tal como se imagina quando se fala de realidade virtual. Mas para além disso, conta com display de alta resolução (1280x800 - dando 640x800 para cada olho em modo 3D), e head tracking com baixa latência, para uma experiência quase "real".

Estes óculos Rift estão disponíveis por $300, com entrega prevista para Dezembro deste ano... e estou altamente tentado a fazer a sua aquisição por via de um Fundo de Gadget com entrega desfasada. :)

Os Oculus Rift incluem o Doom 3 BFG, que se torna assim num demonstração perfeita do que este tipo de periférico permitirá fazer pelos videojogos. Desde FPS a simuladores de vôo, ou até jogos de condução... estão a imaginar as possibilidades? Eu estou! :)


Artigo original:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Oculus Rift: Óculos de Realidade Virtual

Mensagempor Ron Alon » Ter, 13 de Novembro 2012, 4:43

É um Google Glass melhorado?
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Oculus Rift: Óculos de Realidade Virtual

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 13 de Novembro 2012, 15:02

Quase isso, mas aqui não são transparentes. É uma espécie de cinema dinâmico e exclusivo para quem está a usar. É uma exclusividade à imagem de uns auscultadores, mas neste caso em vez de ser para o som é para os olhos :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Oculus Rift: Óculos de Realidade Virtual

Mensagempor Ron Alon » Ter, 13 de Novembro 2012, 15:04

Claudio Novais (13-11-2012, 14:02) escreveu:Quase isso, mas aqui não são transparentes. É uma espécie de cinema dinâmico e exclusivo para quem está a usar. É uma exclusividade à imagem de uns auscultadores, mas neste caso em vez de ser para o som é para os olhos :D


Ah sim! :rox:

Mas é mais para jogos, não?
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Oculus Rift: Óculos de Realidade Virtual

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 13 de Novembro 2012, 15:07

Claro, é por isso que na minha resposta diz "Cinema dinâmico"! ;) É precisamente para os jogos! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 70 visitantes