Bem-vindo: Ter, 29 de Abril 2025, 23:53 Pesquisa avançada
abdo (24-06-2013, 22:00) escreveu:Boas Galera
O Firefox Os inicialmente foi lançado como sendo um sistema para smartphones, posteriormente ficamos sabendo que ele será apresentado também em tablets, a minha duvida é...
Será que será possível instalar o Firefox OS em notebooks ou desktops? Caso sim ele seria uma espécie de ChromeOS? Ou seja seria um sistema que rodaria apenas o navegador Firefox ou será mais ou menos o que é o android rodando em deskstops?
abdo (24-06-2013, 22:00) escreveu:Boas Galera
O Firefox Os inicialmente foi lançado como sendo um sistema para smartphones, posteriormente ficamos sabendo que ele será apresentado também em tablets, a minha duvida é...
Será que será possível instalar o Firefox OS em notebooks ou desktops? Caso sim ele seria uma espécie de ChromeOS? Ou seja seria um sistema que rodaria apenas o navegador Firefox ou será mais ou menos o que é o android rodando em deskstops?
Luis Cardoso (29-06-2013, 15:32) escreveu:abdo (24-06-2013, 22:00) escreveu:Boas Galera
Lá por ter uma interface Web based, o importante aqui e a ter em conta é o que está por baixo dessa interface e que comunica com o hardware. Ora, como nos smartphones e tablets o CPU é um ARM-based, então dificilmente irá correr o Firefox OS num notebook/desktop, cujo CPU é X86-based. Se tiver o código fonte e se este estiver preparado para levar com flags que permitam a sua compilação para outros tipos de CPU, então é uma questão de o compilar para o seu CPU.
Mas não sei até onde isso será possível, até porque o ARM tem uma arquitectura RISC e o X86 uma arquitectura CISC. Ora, os RISC são por norma CPUs com um reduzido número de instruções que o torna mais fácil de programar e executar pequenas porções de código em tarefas rotineiras (daí a sua utilização em sistemas embutidos, como maquinaria, semáforos, módulos de carros, robótica, etc.). Já os CISC, como por norma não possuem periféricos no seu interior, têm um conjunto de instruções mais rico, para que possa comunicar com todo o hardware à sua volta, i.e., o CPU do PC não faz grande coisa, quando está sozinho, já que precisa de comunicar constantemente com o North e South Bridge para saber se há algo para fazer, i.e., comunicar com o exterior.
abdo (29-06-2013, 15:38) escreveu:Ok Luis, então não te m nada a ver com o chromeOS que é um sistema cujo ambiente gráfico é o Navegador Chrome...
Eu pensava que o FirefoxOS fosse seguir o mesmo conceito embora lançado primeiramente para smarts/tablets...
Ainda não tem o Ubuntu instalado? Veja:
|
Dicas para melhorar o Ubuntu:
|
|
Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes