Já no campo dos câncros (cancer para os brasileiros) é outra história. Há muitas teorias da conspiração sobre determinadas investigações que foram abafadas. Será que eram curas verdadeiras? Não sei.Não, não eram e não são infelizmente (ou felizmente). E não o digo por ser 'lacaio da indústria' camo me chamaram já um par de vezes em discussões semelhantes. Felizmente (ou infelizmente

) nunca recebi um cêntimo sequer dessa famigerada indústria ou de qualquer outra, que fique bem entendido. Quem me conhece sabe que sou mais à esquerda que o malogrado Christopher Hitchens e ele declarava-se como trotskysta-rosaluxemburguista portanto... 'nough said.
Quacks há em todas as áreas da medicina mas sobretudo na oncologia abundam. É precisamente nesta área que há mais aproveitamento do estado emocionalmente frágil de pacientes, família e amigos. Em suma, onde não há esperança um médico honesto deve informar isso mesmo, deve informar que este tratamento - o convencional, radio e quimioterapia - é o melhor que de momento podemos oferecer e que não há qualquer garantia, muito pelo contrário, a grande maioria dos casos similares teve uma esperança média de vida de X... Claro que há remissões inesperadas ou pacientes que sobrevivem muito além do previsto mas estes casos deven ser sempre entendidos como as exceções que confirmam a norma. Atribuir a cura ou prolongamento de vida a entidades sobrenaturais é o extremo do ridículo mas não é menos absurdo atribuir isso a tratamentos 'alternativos'.
E pensem um pouco, basta isso. Na era da internet acham que é assim tão fácil abafar essas cousas se realmente existissem? Vejam-se os casos Wikileaks, Snowden, etc. etc.
Até as religiões, pequenas ou grandes, estão sob um escrutínio ímpar. Basta ver as mais modernas
made in USA, Mormonismo e Cientologia ou até aquela caricatura de religião (para, como as demais, ter privilégios fiscais) chamada Novus Spiritus da notória vigarista Sylvia Browne, têm todas as suas sórdidas histórias, descaradas mentiras e abusos discutidas por toda a parte e à luz do dia. Como dizia um amigo, "a internet é o lugar onde as religiões vieram para morrer".
Back on topic... Nas supostas "curas" abafadas só acredita quem não sabe o que o
método científico ou o que são
ensaios clínicos. Se soubessem facilmente, como eu, entenderiam a razão pela qual não há ninguém a abafar as supostas "curas" mas sim que são os proponentes dessas que passam olimpicamente do método científico e se esquivam dos ensaios clínicos como um vampiro do alho. Nessa classe encontramos o infame "Dr." Burzinsky, uma senhora cujo nome me escapa que tem uma clínica no México (se permanecesse nos EEUU estaria presa). De ambos há abundantes histórias de horror e de sofrimento desnecessário de pacientes - muitas vezes crianças pequenas - e famílias. Assim de memória recordo também um senhor e seu filho, supostamente bioquímicos (creio...) que sem qualquer autorização das entidades competentes, sem qualquer plausibilidade ou sequer um mínimo de racionalidade e sem qualquer respeito pelo direito humano e da criança à dignidade e desenvolvimento equilibrado,
administram drogas de castração química a crianças e adolescentes com trissomia 21. Este apenas tangencialmente tem relação com a oncologia - recomenda a mesma terapia conjugada com uma outra 'poção' de sua autoria - mas tem tudo a ver com um fanático/doentio sentimento anti-sexual das seitas fundamentalistas cristãs estadunidenses que são, as famílias, os seus 'clientes'. E tem mais, muito mais, a começar pelo 'movimento anti-vacinas', esses que deveriam ser presos por descarados crimes contra a saúde pública, 'naturopatia' e seus famosos suplementos, homeopatia e derivados aquosos, etc., etc. O que todos estes têm em comum com os anteriores, para além de tentarem vender pseudo-terapias sem qualquer validade científica, é o fato de se auto-denominarem
mavericks, anti-sistema, perseguidos pela poderosíssima e impiedosa "Big Pharma" que não quer saber dos doentes (não quer, é verdade, mas isso são outros trezentos...) e que eles, e apenas eles, estão numa cruzada para salvar a Humanidade!!! Era metê-los todos num saco fechado e dar-lhes porrada com um taco de basebol até pararem de ganir!
É que nem por um momento se pense que são uns coitadinhos... De conjunto, esta quackaria representa largos triliões de dólares anualmente. São apenas burgueses contra outros burgueses. A "Big Pharma" é mais rica? Certamente que sim mas esses pelo menos vendem produtos que (mais ou menos) funcionam e que (quase sempre) estão solidamente amparados em ensaios clínicos rigorosos. A "Big Pharma" também tem um lado negro? Certamente que sim e é bem pior do que a maioria das pessoas pensa. Só não é nas áreas onde nos querem fazer crer os teoricistas das conspirações, é mais na área que os afeta diretamente (ou deveria afetar), a da saúde mental. Mas isto já vai longo... Se mais tarde quiserem posso elaborar sobre isso, com conhecimento de causa, por via da etno-psicologia, psiquiatria e neurologia.