Não li a vossa conversa pois ultimamente tenho estado muito ocupado. Em todo caso reparei que existe alqui algumas dúvidas e desde já devo dizer a minha opinião baseada em conhecimento que tenho no Ubuntu e sobre o que vejo no fedora. No caso do Ubuntu, este tem muitos processos que arrancam logo de início para bater tudo certo com o unity, nomeadamente os indicadores que necessitam também de outros processos.
O problema disto é que o Ubuntu foi então construído com base em suposições, ou seja, para ser rápido arranca logo com os tais processos que os indicadores irão precisar. Ora, quando trocamos de ambientes gráficos alguns processos desses são iniciados, mas nunca utilizados. E é aqui que há certamente a tal diferença de pesos entre os mesmos ambientes gráficos mas de distribuições diferentes.
No caso do fedora, como se centra mais no Gnome3, nem sequer arranca com os tais processos. Um deles foi este que eu falei
aqui que não faz sentido algum ser arrancado no Ubuntu noutros ambientes gráficos.
Entretanto, parabéns
yuryrodrigues, gostei da combinação de aspetos visuais!