Começo por destacar a excelente parceria que obtenho do Gimp para isto que chamo de brincadeiras em me ajudar a ir mais longe em pormenores que fazem toda a diferença nos resultados que pretendo.
Começo pelo painel superior e o mesmo na forma como é observado simplesmente não existe!
Estranho poderá parecer, contudo por uma razão na minha opinião válida em termos práticos fiz esta opção visto que na área superior da tela necessito de 3 painéis, porque se tal como parece, existir apenas 1 painel que vá de um extremo ao outro com todos os elementos que se encontram visíveis, não me é permitida a sobreposição de um outro painel com ocultação automática no qual neste caso pretendo incluir os “botões de janela” e o “alternador da área de trabalho” como é exemplificado na Fig.2, assim sendo, existe um 1º painel à esquerda composto de apenas um lançador que é o “Localizador de aplicações” com o ícone alterado e portanto aberto na Fig.3; um 2º painel à direita composto pelo “calendário orage”, os ícones da “área de notificação”, controlos de som, brilho e os “botões de ação”; falta o 3º painel, o tal com ocultação automática, semi-transparente, composto pelos “botões de janela” e “alternador de áreas de trabalho”.
Ainda que aparentemente desafiador, trata-se de um processo simples e para tal torna-se necessário criar a ilusão da existência de um painel contínuo na área superior que terá que ser aplicado graficamente no wallpaper o que leva a colocar níveis de transparência nos 3 painéis visto que terão então como fundo o painel falso do waalpaper.
É de salientar que esta opção naturalmente envolve um uso de maior permanência do wallpaper em questão e a menos que se execute esta tarefa em todos os wallpapers que venham a ser usados, depende sempre da paciência e disponibilidade de cada um, por este motivo usei este que me parece menos suscetível a mudanças.
Eis o que existe na realidade:
Vamos achar as dimensões do falso painel abrindo a imagem do wallpaper no Gimp onde a área selecionada será também colorizada (apenas uma das formas de eliminar o que se encontra dentro da mesma).
Visto que para eliminar visivelmente os elementos no falso painel a colorização teve que se definir com ausência de luminosidade ou com esta a 100%, é a vez de devolver ou retirar consoante o caso um pouco da mesma através também da própria definição em “Saturação de Matiz...”
De seguida atribui-se à seleção um efeito de gradiente, atenção ao grau de opacidade para que obtenhamos um efeito suave como o que surge na fig. 8
A opção Níveis permite definir na perfeição a luminosidade e a profundidade do gradiente que se pretende.
Poderá ser acrescentado o efeito interessante de sombra para o falso painel em que mais uma vez se recorre à ferramenta de Gradiente selecionada na Fig.9 seguindo o mesmo passo aplicado na Fig.7.
O resultado é este com efeito muito semelhante ao que sucede em outros desktops:
O painel dedicado aos “Botões de janela” e “Alternador de área de trabalho” surge com ocultação automática com a deslocação do cursor do rato para a área mostrada na Fig.11
Estas são as definições gerais deste painel:
O painel inferior com apenas lançadores, diferente do Plank como exemplo, não exibe as janelas abertas. “Não acho” prático quando comparado com a utilidade do painel na Fig.11, no entanto a área de Botões de janela também pode ser adicionada a este painel se essa for a preferência.
A criação desta barra inferior com lançadores segue linhas de execução muito semelhantes às apresentadas acima, apenas se acrescenta uma área completamente transparente.
A Fig.14 mostra as dimensões que podem ser aplicadas e estão dependentes das dimensões do ecrã, para isso torna-se claro que a figura para o painel ocupe toda a área inferior do ecrã ainda que para as dimensões apresentadas na Fig.13 tal não seja realmente necessário, apenas o fiz diante de uma eventual necessidade futura.
De acordo com a altura da figura para o painel, como mostra a Fig.14 a mesma é colorizada seguindo a linha das Figs.5 e 6 e também com aplicação de gradiente seguindo indicações das Figs.7 e 8, de seguida é dividida sensivelmente a meio onde na parte superior é selecionada para aplicação de transparência, para tal basta seguir a sequência a partir do menu Camada/Transparência/Converter cor em transparência.
Quanto ao tema em uso, é o “xfceight”, um tema simples do tipo flat o que achei apropriado por esta razão, é um tema que reúne simplicidade e alguma sofisticação.
Tenho em uso apenas o tema gtk+, a moldura de janelas associadas ao tema para além de ser a utilizada pelo windows8 não me agrada de todo, daí que me inclinei por alternativas que se pudessem fundir no tema na perfeição como o exemplo aqui apresentado, o “blended-gtk”.
Recapitulando alguns pormenores:
- Sistema Operativo: Ubuntu 12.04_lts
- Ambiente Gráfico: XFCE
- Tema GTK+: xfceight e janelas Blended-gtk
- Ícones: Faenza cupertino
- Wallpaper: ratux