O problema é que o Gnome-Tweak-Tool, não lista os vários temas do metacity (temas da barra de título das janelas) no Ubuntu 13.10. Apenas listava e permitia trocar o tema GTK das janelas.
Procurei na Internet e reparei que existe um bug conhecido (mas muito pouco movimentado na minha opinião), relativo a este assunto: Bug 952854. Nesse mesmo bug é referido que o melhor local para guardar/instalar os temas GTK e das barras de título é na pasta ~/.local/share/themes/ (veja a imagem abaixo à esquerda).
Experimentei e efetivamente o Gnome-Tweak-Tool começou a listar os vários temas metacity (imagem acima do lado direito). No entanto, o problema manteve-se: apesar de escolher outro tema, a barra de título não se altera. Infelizmente, tal como é referido na conversa do Bug 952854, parece que querem direcionar a parte dos temas para a parte "protegida" do linux, para a zona administrativa, onde é necessário usar a senha de administração para gravar os temas.
Esse é atualmente a única maneira que encontrei de solucionar o problema.
A maneira eficiente de instalar temas no Ubuntu 13.10
Basicamente, a única maneira de instalar corretamente um tema no Ubuntu 13.10 passa por gravar o tema na pasta /usr/share/themes, onde é necessário então os privilégios de administrador.
Assim, para adicionar um novo tema no Ubuntu 13.10 passa por abrir o nautilus (o explorador de ficheiros) em modo administrador nessa pasta, executando o comando seguinte no terminal:
sudo nautilus /usr/share/themes
Depois disso, basta copiar para a pasta onde o Nautilus abriu a pasta do tema a instalar. O tema irá ficar disponível no Gnome-Tweak-Tool (é necessário reiniciar caso ele já esteja aberto) e basta escolhê-lo e usufruir do novo visual.
Existe alguma alternativa?
A pergunta que ponho agora é: será que existe alguma maneira de voltarmos a ter a maneira antiga de instalar os temas na Pasta Pessoal?
Eu concordo que seja mais seguro instalar o tema na pasta /usr/share/themes, visto que está protegida pelas permissões de administrador. No entanto, parece-me que é algo exagerado que só irá condicionar os utilizadores menos experientes.
Assim, alguém conhece uma solução para instalar os temas diretamente da pasta pessoal? Desde já dou também a minha opinião de que criar links simbólicos não me parece a melhor solução.