Bem-vindo: Qui, 23 de Maio 2024, 12:16 Pesquisa avançada

como partilhar o virtual box com outros usuarios no PC [RES]

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

como partilhar o virtual box com outros usuarios no PC [RES]

Mensagempor andinho_dutra » Sáb, 27 de Abril 2013, 18:06

Ola amigos, sou iniciante em linux... tenho instalado em meu computador o ubuntu 13.04 - instalei o virtual box em minha maquina para instalar o windows 7 em virtude que minha filha esta fazendo um curso de informatica pelo windows... entao decide virtualiza-lo e sou o adm... como faço para partilhar o windows virtualizado com minha filha, ou seja, em sua seção... procurei na internet e não consegui algo que eu tivesse apoio... tenho desfrutado de muitos conselhos e espero encontrar uma solução aqui!!!!
Editado pela última vez por andinho_dutra em Sex, 28 de Março 2014, 17:21, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
andinho_dutra
 
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Abril, 2013

Re: como partilhar o virtual box com outros usuarios no PC

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Junho 2013, 0:18

Na minha opinião a melhor solução será fazer um link simbólico na Pasta Pessoal da sua filha a apontar para a pasta do virtual box na sua Pasta Pessoal. Ou seja, assim ambos terão a mesma pasta, que normalmente é denominada por ".VirtualBox".

De salientar que o link simbólico só funciona se você não tiver a sua conta encriptada. ;)

Atenção, nunca experimentei isto, mas parece-me que deve funcionar normalmente.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: como partilhar o virtual box com outros usuarios no PC

Mensagempor Bitetti » Qua, 12 de Junho 2013, 12:54

A solução menos trabalhosa q achei la em casa foi criar um usuário genérico num grupo "casa" assim instalo jogos e outras coisas sem problemas de permissão.

Até tentei usar links simbolicos mas as malditas permissões sempre atrapalhavam, mesmo eu trocando toda a pasta para um usuário generico o fato dela estar no meu user impedia o link de achar a pasta.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: como partilhar o virtual box com outros usuarios no PC

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Junho 2013, 13:34

POis, talvez ocorra isso @Bitetti, como disse nunca experimentei. Mas se é questão de permissões, criam um grupo, associam as duas contas (ou mais) e depois definem as permissões que quiserem a essa pasta. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: como partilhar o virtual box com outros usuarios no PC

Mensagempor Bitetti » Qua, 12 de Junho 2013, 13:41

Claudio Novais (12-06-2013, 13:34) escreveu:POis, talvez ocorra isso @Bitetti, como disse nunca experimentei. Mas se é questão de permissões, criam um grupo, associam as duas contas (ou mais) e depois definem as permissões que quiserem a essa pasta. ;)

ich, tentei isso tb
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo


Re: como partilhar o virtual box com outros usuarios no PC

Mensagempor Bitetti » Qua, 12 de Junho 2013, 17:32

nop. tipo: familia:familia mesmo tando liberado p leitura, escrita e tudo n abria por estar dentro da minha home!

Mas no final usar uma conta de acesso comunitário ficou até mais prático.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: como partilhar o virtual box com outros usuarios no PC

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Junho 2013, 17:47

Bitteti, mas aí porque você não mudou o grupo da pasta do virtualbox da sua home.

Creio que assim deve funcionar:
  • Criar grupo família;
  • Adicionar as contas que quiser a esse grupo, nomeadamente o seu utilizador, chamemos-lhe de "bitetti"
  • fazer chown do grupo familía à pasta do virtualBox (e das VMs se tiverem separadas) de forma recursiva. com base nesse utilizador ficaria:
    chown -R bitetti:familia .virtualbox
  • Conforme agora as permissões que quer dar, utilize o chmod. O melhor é ver as permissões atuais para o seu utilizador e dar as mesmas permissões ao grupo. Ou seja o primeiro número do chmod deverá ser o mesmo que o segundo. Creio que em princípio deverá ser o 775, mas confirme! ;)

Novamente, estou a dizer isto com base no que dizem. Eu não tenho mais que um utilizador por isso não sei se na prática isto efetivamente dá. Mas quando se tem estes problemas de permissões é assim que se faz.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes