Ainda lembro dos tempos do Winamp, não sei como ele está hoje pois faz anos que não uso, mas foi um dos primeiros players que tive instalado em meu computador.
Hoje existem muitos players para Linux, na minha opinião um dos melhores, se não o melhor, é o Clementine, porém, ele é indicado para computadores um pouco mais potentes ou para quem não se importante em gastar um pouco de recursos da máquina para "ouvir um sonzinho".
Caso você tenha um computador um pouco mais limitado, além de usar interfaces mais leves, é indicado que você use programas leves também e nesse quesito o QMMP se encaixa muito bem.
Além de ser muito leve ele lembra realmente o Winamp em sua interface ou até mesmo o Aimp2.
Para instalar no Ubuntu você deve adicionar um PPA, abra o seu terminal e cole os seguintes comandos:
sudo apt-get update
sudo apt-get install qmmp qmmp-plugin-pack
Aproveite seu novo Player e até a próxima!