Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 15:27 Pesquisa avançada

O Grub não aparece! [RESOLVIDO]

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

O Grub não aparece! [RESOLVIDO]

Mensagempor Vlamirj » Ter, 28 de Agosto 2012, 4:56

ola amigos!!!
Eu estou com um pequeno probleminha aqui, eu formatei uma maquina e instalei o Windows7 e o Ubuntu 12.04, resumindo fiz um Dualboot.
Mas quando instalei tudo direitinho e a maquina reiniciou, não apareceu o Grub pra eu escolher em que sistema operacional eu quero entrar e o boot já vai direto para o Ubuntu 12.04.
Já consutei pelo Terminal se o Windows esta instalado pelo Gparted tambem, mas eu não concigo fazer o Grub aparecer, amigos me ajudem ai. :|
Editado pela última vez por Vlamirj em Qua, 29 de Agosto 2012, 15:17, em um total de 1 vez.
Vlamirj

Re: O Grub não aparece!

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 28 de Agosto 2012, 10:20

Quando ligar o computador, clique na tecla [Shift], em princípio deverá aparecer o Grub. Experimente e depois diga algo!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Vlamirj » Ter, 28 de Agosto 2012, 12:58

Oi amigo!!!
Então, eu fiz isso que vc me indica mas não deu certo e tambem fiz
sudo update-grub
e tambem não deu certo continua com o mesmo problema.
Eu dei uma olhada no Gparted e a situação é essa:

/dev/sda1 ntfs reservado pelo Sistema 100.00MB boot
/dev/sda2 ntfs 38,96GB
/dev/sda3 ext4 / 35,47GB
não alocado não alocado 1,09MB
Vlamirj

Mensagempor abdo » Ter, 28 de Agosto 2012, 13:07

Boas Wlamirj

Pelo que descreves parece que o seu grub só tem a entrada do Ubuntu, por isso ele entra direto.
Check seu arquivo /boot/grub/grub.cfg
e veja se existe a entrada para o windows - algo como menuentry ....windows

Se ela existir e estiver comentada, ou seja com o sinal (#) antes da entrada basta que você a descomente; para isso basta apagar o sinal (#) antes da linha do windows.

Agora se ela não existir você deverá inclui-la, mas aí já não é meu departamento, não saberia dizer como fazer, e como não uso windows tambem não tenho como te mandar uma cópia do meu grub para servir de exemplo.

Agora se ela existir e estiver descomentada também teremos que esperar a resposta de alguem mais experiente

abcs
abdo
Editado pela última vez por abdo em Ter, 28 de Agosto 2012, 13:09, em um total de 2 vezes.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 28 de Agosto 2012, 13:08

Utilize o Grub Customizer para averiguar como está configurado. Primeiro veja se na lista está presente o Windows e depois veja se nas opções está tudo correto. Vou deixar aqui alguns prints do meu grub para você se basear ;)

PS: no caso dos parâmetros do Kernel, no meu caso está alterado, esqueça essa parte :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Vlamirj » Qua, 29 de Agosto 2012, 3:56

Claudio Novais, o Grub-Customizer deu certo, eu já tinha instalado ele mas não estava conseguindo configura-lo.
Mas a sua configuração deu certo e a lista do Grub apareceu, muito obrigado e agradeço a todos que me ajudaram!!!!
Só tive que tirar os comandos init=/sbin/e4rat-preload do campo pàrametro Kernel e deixa os comandos, quiet splash. :yeah:
Vlamirj

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 29 de Agosto 2012, 11:27

Pois era exatamente esse pormenor que convinha que você não o utilizasse xD

Se o problema está resolvido, peço-lhe que altere o título do tópico adicionando a tag [Resolvido] ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais