Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:30 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO ] Ubuntu 12.04 LTS não baixa atualizações

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[RESOLVIDO ] Ubuntu 12.04 LTS não baixa atualizações

Mensagempor rodrigo_sabbat » Sex, 2 de Novembro 2012, 1:08

Olá a todos! Lembram de mim? O cara novato em Linux que tinha problemas pra ler DVDs gravados no Ubunut? Bem, cá estou eu de volta precisando mais uma vez da ajuda de vocês, meus amigos mais experientes. Como de costume, contarei uma breve historinha.

:) Introdução
Eu tinha instalado no meu PC o Ubuntu 12.04 LTS. Estava tudo ótimo, quando saiu a versão 12.10 e eu fiquei ansioso por experimentá-la. Baixei, usei e de fato é boa, mas eu li que o suporte dessa versão 12.10 se estende por alguns meses, enquanto a do 12.04 LTS se estenderá por anos (fora alguns comentários sobre estabilidade e "coisa e tal"). Voltei ao meu Ubuntu 12.04 LTS.

:medo: O Problema
Uma das primeiras coisas que eu faço após instalar é mandar atualizar. Quando mandei atualizar, baixou todas as atualizações, MENOS UMA! Sim, é isso mesmo. Dá uma mensagem de erro informando que não foi possível fazer o download do pacote. Quando vi, só faltavam 2MB a serem baixados, exatos 2MB do tal pacote que não quer baixar. Sem baixar este pacote, as outras atualizações não são instaladas (não sei se isso é padrão ou só está acontecendo comigo). Quando cliquei para ver em detalhes, o maldito pacote vai baixando e quando chega no 99% dá erro! É de enlouquecer! :facepalm2:

Alguém tem alguma ideia do que fazer? :|
Editado pela última vez por rodrigo_sabbat em Sáb, 3 de Novembro 2012, 4:40, em um total de 1 vez.
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
rodrigo_sabbat

Re: Ubuntu 12.04 LTS não baixa atualizações

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 2 de Novembro 2012, 1:10

Tente fazer no terminal este comando

sudo apt-get update

Depois tente fazer novamente a actualização
nuno_nunes

Mensagempor rodrigo_sabbat » Sex, 2 de Novembro 2012, 1:29

Infelizmente, amigo, isso parece não ter funcionado. Dá o mesmo resultado. Não sei se ajuda, mas o nome do pacote é "grub-common", e aos 99% do download dá a falha. Trago um print para vocês verem:

Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 2 de Novembro 2012, 2:47

Tente fazer o download manualmente e tente instalar

Por aqui: http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/poo ... 4_i386.deb

se não der resultado aqui

http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/poo ... 4_i386.deb
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 2 de Novembro 2012, 3:00

rodrigo_sabbat , execute os comandos abaixo e copie para aqui TODO o conteúdo resultante. Já agora, agradeço que inclua o conteúdo resultante dentro da seguinte tag:
Código: Selecionar todos
[code][/code]

Primeiro faça isto:
sudo apt-get update

Depois faça isto:
sudo apt-get dist-upgrade

Explicação: o primeiro comando atualiza a lista de pacotes, é extremamente importante pois caso tenha as suas listas desatualizadas o Ubuntu irá tentar fazer download de ficheiros que já não existem, por existir ficheiros mais atualizados; o segundo atualiza todos os pacotes inclusive do kernel do Ubuntu (que basicamente é coração do Ubuntu).

O problema pode ser num destes dois casos. No primeiro pode estar a ocorrer um erro e as listas não atualizam. No segundo caso, pode ser que haja alguma dependência relativa a novos Kernels.

Pelo erro o mais provável é o ficheiro estar corrompido, portanto diria que o melhor seria apagar todos os ficheiros que você fez download quando pediu para atualizar e voltar a atualizar. Bom para limpar todos os ficheiros dos pacotes que transferiu para instalar, execute este comando:
sudo apt-get clean

Depois disso, volte a tentar os dois comandos do início deste post!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

[RESOLVIDO] Ubuntu 12.04 LTS não baixa atualizações

Mensagempor rodrigo_sabbat » Sáb, 3 de Novembro 2012, 4:39

Mais uma vez, muito obrigado por terem me ajudado, amigos! :yeah:
Não sei o que seria do meu Linux sem vocês! :D

Eu fiz como você disse, nuno_nunes, e baixei o pacote, tudo certo, porém na hora de instalar deu uma mensagem falando algo sobre eu estar instalando um software que era para eu ter instalado via atualização e "coisa e tal", infelizmente deu um erro e não consegui. Infelizmente também esqueci de tirar um print do tal erro para mostrar a vocês (ao menos para fins de curiosidade), pois após esse erro, instantaneamente tentei a sugestão do Claudio Novais, que foi a que parece ter funcionado. Talvez a lista de pacotes realmente estivesse desatualizada, o que me impedia de instalar pelo atualizador. Porém, notei que por download direto baixei o pacote sem problemas, que no atualizador não fazia esse download, mas na hora de instalar não consegui. Não entendi bem essa parte... o.0

Mas o importante é que vocês foram solidários em me ajudar, consegui atualizar e sou muito grato aos dois! :venia:

Obrigado mais uma vez! :yeah:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Voltar para Questões gerais