Colegas,
O laptop da minha esposa hoje roda o Ubuntu 12.04 32-bit com Unity e kernel 3.5. As configurações da máquina são Intel Core 2 Duo T8100 (2.10GHz) com 2GB de RAM e chipset Intel GM965 (placa de vídeo integrada, portanto). Ela usa o computador basicamente para acessar a internet e jogar jogos sociais em Flash no Facebook (especificamente Castle Ville e Turma do Chico Bento). Como eu a tirei do desastre que era o Vista, ela ficou bem satisfeita com a migração, que já tem um ano. No entanto, ela se queixa por vezes de lentidão nos jogos, especialmente o Castle Ville.
Eu encomendei mais 2GB de RAM pra melhorar o desempenho, que estão para chegar, e fiquei pensando se deveria ou não instalar o 12.04 de 64-bit. Pensei em fazê-lo porque o processador suporta e pensei que só valeria mesmo a pena com 4GB. A pergunta é: vale a pena? Já ouvi dizer que há problemas com o Flash no Ubuntu de 64-bit, e fico me perguntando se mesmo com 4GB não ficaria mais pesado (mesmo com os ganhos em processamento).
Já adianto que não gostaria de abandonar o Unity. Ela já aceitou de bom grado a mudança, mudar de interface novamente talvez fosse demais.