Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:40 Pesquisa avançada

Instalar driver proprietário ATI Radeon X1950GT 256MB PCI-E

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Instalar driver proprietário ATI Radeon X1950GT 256MB PCI-E

Mensagempor adnmott » Qua, 19 de Dezembro 2012, 13:21

Olá amigos, desde que comecei a utilizar o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin tive apenas um problema que não consegui solucionar:

Instalar o driver proprietário da placa gráfica ATI Sapphire X1950GT, PCI-E, 256 mb, 256 bits.

Pelo site da AMD, o link do driver correto é o seguinte: http://support.amd.com/br/gpudownload/linux/Legacy/Pages/radeon_linux.aspx?type=2.4.1&product=2.4.1.3.12&lang=Portuguese.

Alguém tem alguma dica para instalar o driver proprietário da minha placa gráfica, sem ser comprar uma nova :?:
Editado pela última vez por adnmott em Qua, 19 de Dezembro 2012, 18:28, em um total de 1 vez.
adnmott

Re: Instalar driver proprietário placa gráfica X1950GT

Mensagempor adnmott » Qua, 19 de Dezembro 2012, 17:27

Já tentei sim Cláudio.

Este método aí funciona para placas mais atuais da ATI como é o caso das placas série HD xxxx. A minha placa é uma série anterior, no caso ATI Radeon 1xxx. O Ubuntu não reconhece a placa, os ícones ficam gigantes e não é possível alterar a resolução da área de trabalho.

Andei pesquisando muitas coisas, já achei até artigo dizendo que teria que fazer um downgrade do X.org ou então instalar o Ubuntu 10.04 (o que não acho viável).
adnmott

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 19 de Dezembro 2012, 17:40

ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor adnmott » Qua, 19 de Dezembro 2012, 18:24

Luis, obrigado por compartilhar esta solução, mas achei muito complicada e arriscada. Prefiro deixar assim mesmo do que tentar novamente e não dar certo.

No Windows 7 Home Premium 64 bits eu não tinha problemas e usava o Catalyst 10.2. Segue o link oficial: http://www.sapphiretech.com/presentation/downloads/?pid=134&psn=0006&lid=1&os=6
adnmott

Voltar para Questões gerais