Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:52 Pesquisa avançada
Ainda não tem o Ubuntu instalado? Veja:
|
Dicas para melhorar o Ubuntu:
|
|
yuryrodrigues (02-04-2013, 19:09) escreveu:Se você deseja utilizar o servidor no seu computador, você precisa do Apache + MySQL + PHP.
Para instalá-los no Ubuntu 12.04+ , recomendo estes guias:
http://pplware.sapo.pt/linux/apache2-mysql-php-no-ubuntu-12-04-precise-pangolin/
http://ubuntuserverguide.com/2012/05/how-to-install-lamp-server-in-ubuntu-server-12-04-lts.html
Claudio Novais (02-04-2013, 22:45) escreveu:Olá Felipe,
A construção de um servidor exige vários aspetos importantes de diferentes áreas. Claro que cada uma irá interagir umas com as outras.
- Segurança: O aspeto mais importante na construção de um sistema ligado À internet com portas abertas é claramente a segurança dos dados. Minha opinião pessoal? Ponha nesse sistema o mínimo de informação "roubável" para uma inevitabilidade pois, como sabe, nada é indestrutível. Para além disso, a melhor maneira de estar seguro é ter o sistema atualizado, claro! Um outro aspeto que acho importantíssimo é o seguinte: ter um sistema virtualizado para que se o ataque se suceder não façam mais que uma destruição à máquina virtual (isto não é linear, atenção!).
- Firewall: dificilmente um Ubuntu pessoal é atacado pois ele não tem servidores ativos, ou seja, não tem serviços que abrem portas e ficam à espera de comunicações exterior-interior. No entanto, se você instalar serviços desses, ele passa a correr riscos de penetração, como é óbvio. Portanto você tem de ter uma Firewall muito bem apetrechada para este assunto. De preferência uma Firewall que feche literalmente qualquer tipo de comunicação a não ser as que realmente você espera receber. Quero com isto dizer que até FTPs e SSHs deve fechar. Para começar uma firewall simples, por exemplo através deste artigo, deve ser o suficiente (para já que está a iniciar-se):
- Servidor WEB: Agora que tem algumas noções de segurança, precisa de um servidor WEB que basicamente faz a ponte entre o cliente que se liga ao seu computador/servidor e a sua aplicação Web, um site php, por exemplo. Você tem o NGinx e o Apache. O mais conhecido é o segundo; já o nginx é usado pela velocidade e principalmente em VPSs. Pelo menos para já a recomendação é o Apache até porque a maioria dos tutoriais que vai encontrar na net é sobre ele.
- O seu programa: Como é óbvio precisa agora do programa que vai fazer o processamento dos pedidos. Apesar da maioria dos ataques serem feitos sobre os serviços dos pontos anteriores, este é o ponto mais vulnerável pois é onde existe mais escalabilidade/dinâmica. Já os anteriores são aquilo e pronto. Encontrar brechas é mais difícil nos pontos acima.
Por isso, não sei que tipo de site quer fazer, mas agora aqui tem de ter cuidado no desenvolvimento.- Base de dados: como é óbvio precisa de uma camada para guardar os dados que o seu programa vai usar.
De uma forma geral, a maioria dos utilizadores instala pacotes que incluem as várias ferramentas necessárias. Existe o Lamp, Xampp e mais uns quantos "amps"! O Xampp creio que seja o mais conhecido e traz o MySQL, o Apache e interpretadores para PHP.
Instalar o Xampp é tão simples quanto fazer o seguinte:
E pronto, de uma forma inicial, basicamente é isto! Entretanto, eu há umas semanas atrás resolvi fazer um servidor completamente despreocupado (não devia mas ser tão despreocupado mas pronto) sem me preocupar com a Firewall da seguinte maneira:
Ainda não tem o Ubuntu instalado? Veja:
|
Dicas para melhorar o Ubuntu:
|
|
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 50 visitantes