etimarques (13-09-2013, 20:26) escreveu:agradeço desde já as vossas opiniões. Eu mesmo ainda continuo a utilizar o ubuntu (gnome-shell). No entanto, e visto ele mexer com o windows e nunca ter tido contacto nenhum com linux, tinha bastantes duvidas sobre qual distro a usar.
Devo dizer que concordo bastante com as vossas opiniões, e que vou seguir o vosso conselho.
Um muito obrigado pelos vossos comentários.
Independente do que todos dizem, primeiro você precisa ver com o seu filho qual uso ele fará do computador, caso ele não tenha vícios ainda, você pode deixar ele utilizar o Ubuntu
agora, se ele já tem algum conhecimento de computadores e o utiliza deixe a escolha por conta dele, não estou tentando te convencer a nada, mas o fato é eu tenho uma filha de 16 anos, e te digo até os 14 anos ela sempre utilizou Linux sem problemas, mas devido a convivência com colegas da escola etc... etc... hoje ela utiliza o Windows 7, mas gosta de Linux, infelizmente para jovens o Linux ainda tem alguns probleminhas, principalmente relativo a jogos, logo
se teu filho joga muiiiiiiiito, deixe que ele faça a escolha afinal 14 anos é justamente a idade do descobrimento.
Minha opinião é faça um dual boot, sem ter vergonha disto, desde que utilizando software legalizado não tem problema algum, jovens gostam de facebook, tumblr, etc... etc...
e eu por esta experiência que tenho com a minha filha te digo, você vai ter dores de cabeça pois é a geração "flash" tudo que eles fazem está ligado a isto, o suporte flash no Linux é bom, mas não é ótimo, principalmente para jogos, vai me dizer que teu filho não joga aqueles jogos do facebook? se ele não jogar vá fundo e instaleo o Ubuntu para ele.