Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 15:33 Pesquisa avançada

Problema na atualização do ubuntu 13.04

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Problema na atualização do ubuntu 13.04

Mensagempor ATiagoVasselo » Sáb, 19 de Outubro 2013, 15:40

EAI GALERA, BLZA?

Bom é o seguinte : sou novo no linux e estou usando o ubuntu 13.04. E o atualizador de programas pede para atualizar os programas. Até ai tudo bem, mas quando eu atualizo apareçe a seguinte mensagem.
não há espaço suficiente no disco

a atualização necessita de pelo menos 41,2 m de espaço livre no disco '/ boot por favor, libere pelo menos um espaço adicional de 39,7 m no disco boot esvazie a lixeira e remova pacotes temporários de instalações anteriores usando`sudo apt-get clean´.

Esvaziar a lixeira eu já fiz assim como digitar o comando no terminal, porem o terminal não reconhece o comando. Agora liberar espaço no disco boot eu não consegui.

Será que tem alguém que pode me ajudar? Pois estou tentando atualizar para o a versão 13.10 e não estou conseguindo por causa disso.

Um abraço a todos.

ATiagoVasselo

Re: PROBLEMA NA ATUALIZAÇÃO DO UBUNTU 13.04

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 19 de Outubro 2013, 16:31

ATiagoVasselo (19-10-2013, 15:40) escreveu:
Spoiler:
EAI GALERA, BLZA?

BOM É O SEGUINTE : SOU NOVO NO LINUX E ESTOU USANDO O UBUNTU 13.04. E O ATUALIZADOR DE PROGRAMAS PEDE PARA ATUALIZAR OS PROGRAMAS. ATÉ AI TUDO BEM, MAS QUANDO EU ATUALIZO APAREÇE A SEGUINTE MENSAGEM.
"NÃO HÁ ESPAÇO SUFICIENTE NO DISCO

A ATUALIZAÇÃO NECESSITA DE PELO MENOS 41,2 M DE ESPAÇO LIVRE NO DISCO '/ BOOT POR FAVOR, LIBERE PELO MENOS UM ESPAÇO ADICIONAL DE 39,7 M NO DISCO BOOT ESVAZIE A LIXEIRA E REMOVA PACOTES TEMPORARIOS DE INSTALAÇÕES ANTERIORES USANDO`SUDO APT-GET CLEAN´.

ESVAZIAR A LIXEIRA EU JÁ FIZ ASSIM COMO DIGITAR O COMANDO NO TERMINAL, POREM O TERMINAL NÃO RECONHECE O COMANDO. AGORA LIBERAR ESPAÇO NO DISCO BOOT EU NÃO CONSEGUI.

SERÁ QUE TEM ALGUEM QUE PODE ME AJUDAR? POIS ESTOU TENTANDO ATUALIZAR PARA O A VERSÃO 13.10 E NÃO ESTOU CONSEGUINDO POR CAUSA DISSO.

UM ABRAÇO A TODOS.

Primeiro: Secção errada para fazer este tipo de perguntas. Você escolheu a secção "Artigos publicados no Ubuntued", só pelo título acho que você já percebia muito bem que estava errado em colocar pedidos de ajuda lá. E se visse a descrição certamente ia tirar essa mesma conclusão.

Segundo: Título em Caps Lock. As regras no Ubuntued são poucas e extremamente básicas. No geral são regras de quem vive em sociedade (neste caso sdigital). Uma delas, a número 2 retrata exatamente este seu título.

Terceiro: Todo o texto está em Caps Lock, não me parece igualmente uma boa escolha.

Quarto e resposta à sua dúvida: você compreende português? Acho que aqui não tem nada de relacionado com saber ou não saber Linux. O sistema diz que vocÊ não tem espaço e pede para você liberar, caso contrário não consegue funcionar normalmente, nomeadamente para atualizar-se.

Para terminar, toda a gente que me conhece na escrita aqui no fórum sabe que não costumo responder de forma arrogante como fiz nesta resposta. Mas acho faltou aqui um pouco de noção neste seu tópico que num fórum qualquer ele seria simplesmente removido. Pelo contrário, depois deste comentário, vou alterar o seu tópico para ficar em concordância com o Fórum, evitando assim ter de tomar medidas mais drásticas.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais