Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 15:23 Pesquisa avançada

Instalação Restricted Extras no 12.04 Precise

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Instalação Restricted Extras no 12.04 Precise

Mensagempor Volneilo » Qua, 25 de Abril 2012, 20:29

Olá!

Ao tentar a inclusão do repositório Medibuntu utilizando o comando de terminal sugerido no artigo Ubuntued sobre o tema, obtenho o seguinte erro:

volnei@volnei-Lenovo:~$ sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.​list.d/medibuntu.​list http://​www.​medibuntu.​org/​sources.​list.​d/​$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update
[sudo] password for volnei:
/etc/apt/sources.​list.d/medibuntu.​list: Arquivo ou diretório não encontrado
volnei@volnei-Lenovo:~$

O Cláudio Novaes me perguntou se estava conectado à web ao executar o comando, a resposta é positiva. Tentei outras vezes e sempre com o mesmo resultado.

Estou usando o 12.04 baixado ontem (24/04) das imagens Daily Build.

Alguma sugestão?

Volneilo

Re: Instalação Restricted Extras no 12.04 Precise

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 25 de Abril 2012, 20:56

Não sei porquê, mas esse comando vindo de você efetivamente não funciona, mas ao copiar de lá ele funciona! É estranho!

Mas volte a tentar novamente:
Código: Selecionar todos
sudo -E wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update

É que eu estava a pegar no link que está acima e realmente o site nao estava a dar no seu caso. Mas neste caso já dá! Deve ter sido algum carater estranho que ficou no meio a fazer asneira :roll:

PS: pelo sim pelo não voltei a alterar o comando do artigo com o comando do site! Por isso agora está sensivelmente diferente!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Volneilo » Qua, 25 de Abril 2012, 21:01

Agora sim! Deu certo com o código que colocastes na resposta acima. Notei a inclusão de um "-E" entre "sudo" e "wget" que não tinha antes. Deve ser isso! Muito obrigado Cláudio!

Volneilo

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 25 de Abril 2012, 21:03

O -E não estava a fazer efeito! Por acaso tem a mais pois agora eles incluem no site do medibuntu.

Mas eu experimentei esse link no firefox que você disponibilizou e não deu. Mas se fosse ao artigo estava a dar! É estranho mesmo!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor José Craveiro » Qui, 26 de Abril 2012, 0:17

Se me permitem, gostava de colocar aqui uma questão que para além de eu poder ficar esclarecido provavelmente também será útil para mais alguém que tenha a mesma dúvida.

Apesar deste tópico não se relacionar diretamente com a introdução do Java no sistema, portanto já abordado em outro tópico, o facto é que costuma fazer parte do pacote "restricted-extras" e devido a problemas que têm surgido no funcionamento devido a alterações na sua fonte, penso que seria a altura ideal para repensar a forma como possa ser descarregado desde já. Um outro elemento que também vem neste pacote é por exemplo o Lame para leitura mas sobretudo codificação de ficheiros para mp3, portanto muito útil para quem lida com este tipo e tarefas e o que vem no pacote, pelo que pude verificar, não tem a qualidade que seria suposto!
Abordei estes 2, mas certamente poderão surgir mais dissociações do pacote e na eventualidade de isso acontecer, temos então o Java via ppa e o Lame instalado individualmente via Centro de programas que segundo alguns testes que fiz demonstrou ter a qualidade desejada.

Então a questão para estes 2 e outros que surjam nas mesmas circunstâncias, mesmo a haver o pacote de plugins adaptado à nova versão do sistema é a seguinte: Mesmo que eles constem do novo pacote sem que os mesmos individualmente não tenham sofrido alterações, haverá alguma forma de os descartar do Restricted Extras para os instalar como mencionado acima?
Já li algures (agora não recordo) um método de instalação do pacote via terminal e cujo o código apresentava-se extenso pois mostrava todos os plugins que iria instalar, quer isto dizer que desta forma instalaríamos senão todos aqueles que desejássemos e isto parece ser uma boa opção se o que se pretende é instalações através de métodos diferentes por força das circunstâncias!
José Craveiro

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Abril 2012, 0:25

Não tenho a certeza se percebi bem mas repare numa coisa: o restricted extras não é mais que um meta pacote, ou seja, ele efetivamente não é nada em termos de pacote mas traz um conjunto de dependências que simplifica a instalação de vários pacotes ao mesmo tempo. Ou seja, ao você instalar esse pacote ele obriga a instalar outros, o que é bom para não termos de lidar com instalações infindáveis de pacotes.

Portanto, se, pelo que percebi, o José quiser instalar apenas uma porção do restricted-extra faz um reverse engineering, ou seja, vai buscar todas as dependências desse pacote, cria a sua lista de pacotes que lhe interessa, removendo os que não lhe insteressa e instala-os, não fazendo uso do tal restricted-extra!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor José Craveiro » Qui, 26 de Abril 2012, 0:44

Obrigado Cláudio, era mesmo esse tipo de confirmação que pretendia e percebi que então que o pacote permite sobretudo ter acesso facilitado aos componentes necessários. Bom, ainda que algumas das fontes delineadas pelo conteúdo do meta pacote possam tornar-se ao fim de x tempo obsoletas e só reparamos nisso quando o sistema acusa falta de qualquer dependência! :|
José Craveiro

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Abril 2012, 1:13

ficar obsoletas? se ficar o auto-remove do apt-get avisa. Falta de dependências ao gestor de atualizações trata delas sem você saber até! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 28 de Abril 2012, 1:13

Tem toda a razão Cláudio, esqueci desse pormenor, quando é assim recebemos esse aviso, e claro não esquecer o que também por vezes se passa nos bastidores! :)
Para o 12.04 decidi usar o método descrito no artigo do ubuntued.info http://ubuntued.info/multimedia-ubuntu-12-04-precise-pangolin-mp3-flash-java.
José Craveiro

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 28 de Abril 2012, 2:47

José Craveiro » Sáb Abr 28, 2012 1:13 am escreveu:Tem toda a razão Cláudio, esqueci desse pormenor, quando é assim recebemos esse aviso, e claro não esquecer o que também por vezes se passa nos bastidores! :)
Para o 12.04 decidi usar o método descrito no artigo do ubuntued.info http://ubuntued.info/multimedia-ubuntu-12-04-precise-pangolin-mp3-flash-java.

Boas José, eu também utilizei esse mesmo muito bom artigo para a instalação de todos os codecs, compactadores, flash, etc no meu Ubuntu 12.04.
Excepto o Java.

Eu, desde o 10.10 que instalo o Java manualmente.
Além de estar atento às noticias relacionadas com novas versões para "tapar" vulnerabilidades, visito com frequência o site oficial e faço o download da última versão.
Depois instalo-a, assim como os plugins para o Firefox e Google Chrome.
Neste momento, no meu Precise, tenho a versão 6.0_31. Não instalei ainda a 7, pois no site oficial aconselham esta ou a 7.

No entanto, são opções e, mais uma vez não posso de deixar de agradecer ao Cláudio e a toda a equipa do Ubuntued este tutorial e todos os outros que me ajudaram tanto e continuam a ajudar!!!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Próximo

Voltar para Questões gerais