Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:45 Pesquisa avançada

Qual melhor distro para míudo de 14 anos se iniciar no linux

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Qual melhor distro para míudo de 14 anos se iniciar no linux

Mensagempor etimarques » Sex, 13 de Setembro 2013, 14:41

Boa tarde pessoal

Gostaria de uma opinião vossa. Meu filho quer se iniciar neste mundo maravilhoso do Linux, no entanto não sei qual será a melhor distro para ele se iniciar.
Gostaria de uma opinião vossa.

Obrigado desde já

etimarques

Re: Qual melhor distro para míudo de 14 anos se iniciar no l

Mensagempor José Craveiro » Sex, 13 de Setembro 2013, 15:45

Olá etimarques.

Tendo em conta que um miúdo de 14 anos já não é propriamente uma criança e também o nível de maturidade está em constante evolução..., bom, sem me querer alongar em algo aparentemente interminável :) , na minha modesta opinião, acho que a questão da idade é muito subjetiva e só percebemos isso quando nesta matéria iniciamos algo, apenas diferente quando comparado com o que usámos anteriormente se tiver sido o caso. Dominamos o que conhecemos e receamos o que desconhecemos. Se invertesse-mos esta ordem, o que surgiria? Certamente algo inesperado, concluiria-se que o sistema que usamos hoje poderia muito bem ser o primeiro, porquê? Porque o que muitas vezes acontece é que simplesmente utilizamos caminhos diferentes para acedermos a ferramentas que respondem a necessidades comuns. A diferença está no tipo de caminho que utilizamos em relação às suas capacidades e vulnerabilidades. Há que descobrir o melhor. O Ubuntu poderá ser um deles! Porque não? ;)
José Craveiro

Mensagempor CelticWarrior » Sex, 13 de Setembro 2013, 15:48

Eu recomendo o Ubuntu padrão (c/ Unity). Apesar dos supostos "defeitos" que tanta gente lhe aponta (ao Unity) este é o ambiente de futuro e com melhor "produtividade". Assim, o melhor mesmo é aprender este o mais cedo possível. Garanto que depois não vai querer outro.
Galiza Nação!
CelticWarrior

Mensagempor José Craveiro » Sex, 13 de Setembro 2013, 16:06

Claro, seguido da instalação do sistema, a opção que logo nos surge é o grau de funcionalidade do seu ambiente de trabalho que trás como base o Unity, mas sabores alternativos existem e por isso poderão ser também usados variavelmente ou apenas o que lhe despertou maior interesse face às suas necessidades e que não ultrapasse as capacidades da máquina! Unity, Cinnamon, Gnome shell, Lxde, Mate, Xfce, são os mais conhecidos e portanto os ambientes com maior maturidade. Eu uso o Xfce.
José Craveiro

Mensagempor abdo » Sex, 13 de Setembro 2013, 16:53

já que o garoto (miúdo) tem 14 anos e quer entrar no linux, eu aproveitaria a boa vontade dele em aprender e soltava o garoto com um dos sabores do Ubuntu e instalava o Openbox, ele certamente como todo garoto estará curioso e irar fuçar para customizar e vai realmente aprender um pouco do sistema...
Agora prepara a paciência porque virão muitos pedidos de ajuda... mas o resultado final seria excelente
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 13 de Setembro 2013, 17:12

Na minha modesta opinião, eu recomendo o Ubuntu no primeiro ano: porque é fácil como o CelticWarrior referiu, porque tem muitas ajudas pelas Internet e porque tem vantagens ao nível de jogos.

Passado o primeiro ano, quando ele já tiver alguma experiência, se você quiser que ele tenha um bom curriculum, proponha-lhe a instalação de uma distribuição mais complicada. A sugestão do Abdo é interessante, mas pode também pô-lo a utilizar o Debian e quiçá no ano seguinte um Arch. Acho que ele ficava com um excelente background, visto que sangue novo tem sempre muito maior facilidade (e tempo!) em aprender estes novos mundos!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor abdo » Sex, 13 de Setembro 2013, 17:54

Claudio Novais (13-09-2013, 17:12) escreveu:Na minha modesta opinião, eu recomendo o Ubuntu no primeiro ano: porque é fácil como o CelticWarrior referiu, porque tem muitas ajudas pelas Internet e porque tem vantagens ao nível de jogos.

Passado o primeiro ano, quando ele já tiver alguma experiência, se você quiser que ele tenha um bom curriculum, proponha-lhe a instalação de uma distribuição mais complicada. A sugestão do Abdo é interessante, mas pode também pô-lo a utilizar o Debian e quiçá no ano seguinte um Arch. Acho que ele ficava com um excelente background, visto que sangue novo tem sempre muito maior facilidade (e tempo!) em aprender estes novos mundos!

Mas Claudio, com um dos sabores do Ubuntu ele teria a facilidade que citam e as vantagens dos jogos que cativam, mas com uma sessão do Openbox seria "o desafio" para o garoto que poderia ir se aprofundando ao mesmo tempo que vai conhecendo... Ou seja o garoto, ou o miúdo como dizem, teria no seu computador duas interfaces distintas para poder aprender, praticar e lógico desfrutar... afinal os joguinhos...
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 13 de Setembro 2013, 18:03

Não sei até que ponto alguém sem conhecimentos alguns sobre Linux se sentiria confortável com um OpenBox Abdo! :\

É necessário que haja uma usabilidade adequada para que depois se seja capaz de adequar a usabilidade pessoalmente. Ora, ele sem conhecimentos iria sentir muita dificuldade :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor etimarques » Sex, 13 de Setembro 2013, 20:26

agradeço desde já as vossas opiniões. Eu mesmo ainda continuo a utilizar o ubuntu (gnome-shell). No entanto, e visto ele mexer com o windows e nunca ter tido contacto nenhum com linux, tinha bastantes duvidas sobre qual distro a usar.
Devo dizer que concordo bastante com as vossas opiniões, e que vou seguir o vosso conselho.
Um muito obrigado pelos vossos comentários.

etimarques

Mensagempor Renato Ferreira » Sex, 13 de Setembro 2013, 21:58

Acho melhor começar com Ubuntu/Unity, pois acho mais atraente/prático. Comecei a usar linux com 14 anos ( em 2011 rs ) e acho que para ele se manter no linux ele precisa ter algo que seja atrativo logo de cara, na época eu queria "ressucitar" uma máquina muito fraquinha por isso a leveza do lubuntu era algo muito atrativo, acho que a interface do Unity pode ser algo bastante atrativo, ou não...
Editado pela última vez por Renato Ferreira em Sex, 13 de Setembro 2013, 21:59, em um total de 1 vez.
Renato Ferreira

Próximo

Voltar para Questões gerais