Bem-vindo: Sex, 9 de Maio 2025, 21:58 Pesquisa avançada

Unity x Gnome

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Unity x Gnome

Mensagempor José Craveiro » Sex, 23 de Setembro 2011, 2:19

Claudio Novais » Sex Set 23, 2011 1:30 am escreveu:
Sobre a instalação do Natty, eu diria que por 20 dias mais valia ter esperado! Acho que o Oneiric, vai ultrapassar em termos de estabilidade, o Natty. Creio que o Oneiric não irá ultrapassar o Maverick (ou o Ubuntu 10.04.3) em termos de estabilidade, no entanto, a verdade é que os sistemas mais atualizados são sempre mais apelativos, por isso acho que o Oneiric, daqui a 20 dias será a melhor escolha entre Oneiric e Natty! (Apenas a minha opinião, claro :OK: )

Olá Cláudio
O Maverick Meerkat foi a designação atribuída ao ubuntu 10.10! Bom, mas esta opção de escolha entre estes interfaces é o que está em cima da mesa e da minha parte ainda bem, porque apesar de ser ainda recente já fez correr muita tinta...

Muitas vezes entro num conflito entre ter um visual talvez mais aprimorado e actual no meu pc e ter um ambiente mais prático, ou melhor, o ambiente ao qual me habituei. Às vezes confundo estes dois lados e aliado a isto está em causa o que por esta razão entendo como sair do porto de abrigo. No fundo é isso que se passa juntamente com o receio de uma aventura que por ser desconhecida aumenta o desafio diante de uma mudança, contudo acho que já amadureci um pouco mais a ideia de vir a usar o unity e tudo aponta para que a cada versão que surja ele fique mais estável e credível.
O que nos levaria a pensar que a canonical nos deixaria este nó para desatar sem o devido acompanhamento e que unicamente nos sujeitasse a um verdadeiro poço de problemas? Ainda não o uso, estou com o Lucid e sinceramente prefiro esperar mais um pouco, ainda que esteja atento à versatilidade deste unity.
José Craveiro

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Setembro 2011, 2:26

Sobre o pormenor que levantou, não estou a dizer que são o mesmo... :D Estava apenas a comparar dois sistemas que os acho os mais estáveis e mais recomendáveis atualmente: o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat e o Ubuntu 10.04.3 Lucid Lynx! ;)

Sobre as próximas versões do UNity, sem dúvida que estarão melhores, mas foi um erro terem-no utilizado como padrão no Natty pois as pessoas ficaram com o pé atrás! Sobre a promessa de produtividade, continuo a dizer que ela um promessa que em parte está conseguida, falha apenas nas dores de cabeça geradas pelos bugs e falta de personalização! ;) Basicamente falta apenas o amadurecimento da aplicação!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Gabriel Felippi » Sex, 23 de Setembro 2011, 3:06

Depois de testar um pouco o gnome3, vou dar um pequeno relato do gnome3 e unity por default (ou seja, sem temas, nem nada).

Primeiro de tudo, os dois modelos tem seus erros e acertos, mas vou começar com os erros de ambos: a impossibilidade de escolher em qual lado da tela ficará as barras de opções.

Agora como diria o Jack, O Estripador, vamos por partes: primeiro, o unity eu achei mais limitado que o gnome3. O launcher é até superior, mas o "botão iniciar" do gnome3 deixa o unity no chinelo. Sem contar que não achei um meio de trocar as janelas pelo botão no unity. No gnome não há como clicar com o botão direto na área de trabalho e fazer alterações na área de tablho rapidamente.

Sendo, assim, por default, vale a pena abandonar o atalho do launcher do unity pela beleza do gnome3 e pelo menu de atividades masi agradável. Agora é eu ir atrás de um tema interessante para eu configurar meu gnome melhor ^^

Outra hora testo o gnome 2, por hora quero aprender a mecher no conky e arrumar os temas.

Se eu falei qualquer besteira (quase certeza que soltei uma pérola aqui, mas conhecer é isso, colocar a cara a tapa), corrijam-me, por favor.

Gabriel Felippi

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Setembro 2011, 3:10

Nada a corrigir Gabriel. Apenas digo uma coisa que creio que você não analisou e para quem tem um portátil é importante: viu o processamento que a Shell (ou gnome3) requer? Infelizmente esse é um dos pontos fracos dele :\

Mas realmente você falou bem, existe pontos muito bons neles, apenas falham em não serem maduros :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Gabriel Felippi » Sex, 23 de Setembro 2011, 4:12

Gabriel Felippi escreveu: Sem contar que não achei um meio de trocar as janelas pelo mouse no unity.

Só corrigindo meu erro bizonho (bizarro + medonho :P).

Gabriel Felippi

Mensagempor Luciano Fernandes » Sex, 23 de Setembro 2011, 5:34

Gabriel Felippi » 22 Set 2011 19:49 escreveu:Olá pessoal, esse é meu primeiro post (e primeiro tópico também =P) e queria saber se vale a pena trocar o unity pelo gnome.

Gostei do Launcher e tal, mas aquela barra superior é brochante. Sério, não curti nem um pouco aquilo. Sem contar que não acho um "unity-look" para procurar temas e tal, mais um motivo para o gnome ir pra frente. Mas acontece que eu, assim como parece ser também a Canonical, estou apostando no unity e não queria perder o tato com ele.

Então, poderiamos abrir uma disssão geral sobre a questão do unity x gnome?

Abraços!

Bom dia Gabriel, espero que você esteja bem!

O que eu pretendo fazer é o seguinte, vou instalar os dois, Oneiric Ocelot normal (Unity)+GNOME SHELL 3! 8)

Caso você queira criar um Ubuntu com só um dos dois ou do jeito que você bem entender, recomendo essa dica aqui se você tiver disposição (entenda-se velocidade de conexão, a começar por 600K já é possível) Ubuntu minimal iso

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 23 de Setembro 2011, 9:49

Gabriel Felippi » 22 Set 2011, 23:49 escreveu:Olá pessoal, esse é meu primeiro post (e primeiro tópico também =P) e queria saber se vale a pena trocar o unity pelo gnome.

Gostei do Launcher e tal, mas aquela barra superior é brochante. Sério, não curti nem um pouco aquilo. Sem contar que não acho um "unity-look" para procurar temas e tal, mais um motivo para o gnome ir pra frente. Mas acontece que eu, assim como parece ser também a Canonical, estou apostando no unity e não queria perder o tato com ele.

Então, poderiamos abrir uma disssão geral sobre a questão do unity x gnome?

Abraços!

Olá Gabriel Felippi,
É assim, o Unity usa como base o Gnome 2 (isto no Ubuntu 11.04, pois o 11.10 usa o Gnome 3) e basicamente o gnome-panel é mascarado pelo unity-panel-service. O problema de não se conseguir instalar applets normalmente neste painel é porque todo ele não é mais do que um applet no gnome-panel! O que eu não gosto no Unity é a falta de estabilidade e personalização. Por exemplo a launcher não pode acompanhar os temas, porquê?

Se for ao Ubuntu no modo clássico, verá também porções de Unity, pelo que poderá verificar alguma instabilidade, como por exemplo ficar sem a moldura (isto já me aconteceu assim do nada) e ter de arrancar de forma manual indo ao terminal e digitando:
unity-window-decorator --replace &

Pode também experimentar alguns problemas quando coloca uma janela junto à barra superior, se o título das janelas for de cantos arredondados verifica-se a criação de cantos na mesma, com uma cópia do fundo de ecrã...

Quanto ao Gnome 3, desaconselho vivamente para quem tem máquinas de produção, pois está um pouco instável e nem todas as aplicações se dão bem com esta versão, talvez quando o Ubuntu 11.10 elas já venham com mais compatibilidade, pois este Ubuntu já vem com Gnome 3 e como é lógico com GTK 3.

Já corri os 3: Unity /\ Gnome 2.x /\ Gnome 3.0.2 e voltei ao Unity :facepalm2:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor samuelmesq » Dom, 25 de Setembro 2011, 17:42

instalei o ubuntu 10.10 era o único cd que tinha no momento, atualizei para o 11.04 e não consegui usar o unity nem uma semana no segundo dia já voltei para o ubuntu clássico, aquela barra que some o menu da janela q fica em cima e não na janela quase fiquei louco no primeiro dia. Estou feliz com o ubuntu clássico :)
samuelmesq

Mensagempor José Craveiro » Seg, 26 de Setembro 2011, 1:53

Uma dúvida com que fiquei e ainda tenho, é que quando usei o Unity na 11.04 praticamente saída da incubadora, ao finalizar a instalação, o instalador possivelmente ao inspecionar a capacidade da placa gráfica do pc entendeu e aparentemente determinou que a mesma não reunia as devidas condições para rodar o Unity padrão, ou seja o 3-D. Se o padrão fosse o 2-D será que a reação seria a mesma? Talvez, digo isto porque resolvi seguir em frente com o 3-D e o seu funcionamento decorria sem percalços, pelo menos não detetei nenhuma limitação significativa enquanto o usei porque as razões de o ter largado prendiam-se por estar mais adaptado ao Gnome 2x.

Portanto, neste caso qual deveria ter sido a minha correta perceção?
A minha placa gráfica dava conta do recado ou nem por isso e o melhor foi então continuar com o Gnome?
Se eu agora instalasse a 11.10 sucederia a mesma avaliação por parte do instalador?
Isto talvez seja determinante numa futura instalação do Ubuntu ainda que tenha em conta que a minha placa gráfica não só ainda é recente como também me foi aconselhada por ter capacidades acima do razoável e por isso não sei até que ponto isto seja muito subjetivo. O facto é que não penso em comprar outra tão cedo! :facepalm2:
José Craveiro

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 26 de Setembro 2011, 9:03

José Craveiro » 26 Set 2011, 01:53 escreveu:Uma dúvida com que fiquei e ainda tenho, é que quando usei o Unity na 11.04 praticamente saída da incubadora, ao finalizar a instalação, o instalador possivelmente ao inspecionar a capacidade da placa gráfica do pc entendeu e aparentemente determinou que a mesma não reunia as devidas condições para rodar o Unity padrão, ou seja o 3-D. Se o padrão fosse o 2-D será que a reação seria a mesma? Talvez, digo isto porque resolvi seguir em frente com o 3-D e o seu funcionamento decorria sem percalços, pelo menos não detetei nenhuma limitação significativa enquanto o usei porque as razões de o ter largado prendiam-se por estar mais adaptado ao Gnome 2x.

Portanto, neste caso qual deveria ter sido a minha correta perceção?
A minha placa gráfica dava conta do recado ou nem por isso e o melhor foi então continuar com o Gnome?
Se eu agora instalasse a 11.10 sucederia a mesma avaliação por parte do instalador?
Isto talvez seja determinante numa futura instalação do Ubuntu ainda que tenha em conta que a minha placa gráfica não só ainda é recente como também me foi aconselhada por ter capacidades acima do razoável e por isso não sei até que ponto isto seja muito subjetivo. O facto é que não penso em comprar outra tão cedo! :facepalm2:

Quanto à sua dúvida, como refere que era ainda recente o Ubuntu poderia ainda não "conhecer" como lidar correctamente com a sua placa, então partiu do princípio que não suportava o Unity 3D quando na realidade possuía grande quantidade de recursos para tal. Pode ser que no 11.10 a sua placa já venha contemplada na "base de dados" e já detecte todo o seu potencial correctamente! ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais