Bem-vindo: Qui, 8 de Maio 2025, 16:18 Pesquisa avançada

Erro não permiti apresentação de Boot Splash... =/

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Erro não permiti apresentação de Boot Splash... =/

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 26 de Dezembro 2011, 17:24

Luis Cardoso » Seg Dez 26, 2011 5:11 pm escreveu:Uma das soluções fez-me rir. Então "atirar" (isto é, levantá-lo ligeiramente da mesa e deixá-lo cair) o PC era a solução para um problema destes?!? Até poderia funcionar, mas a que custo? Cada pancada que o HD leva é menos um x tempo que este tem de vida!

Pode te fazer rir, mas garanto-te que é um técnica muito utilizada para recuperação de discos! Quando eles não arrancam normalmente é pelo desposicionamento das cabeças. Outra técnica é ligar e desligar algumas vezes para ter o mesmo efeito. Claro está que isto são os últimos recursos porque como é óbvio estas ações têm alta probabilidade de estragar ainda mais :roll:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 26 de Dezembro 2011, 17:34

Luciano F. Fernandes » 26 Dez 2011, 17:08 escreveu:Boa tarde, desejo que todos(as) estejam bem :!: :OK:

Será que um desses dois resolveria o meu caso...?!

:arrow: http://forums.pcbsd.org/archive/index.php/t-10277.html

:arrow: http://forum.ubuntu-it.org/index.php?topic=77396.0;wap2

Não entendo nenhum dos dois idiomas ( :roll: ), poderiam me ajudar mais um pouquinho...?!
:p

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!

No primeiro site é referido que se poderá dar a forma ao problema por intermédio do GRUB. Segundo estes o problema reside no facto do MBR estar definido como sendo apenas de leitura quando se quer que seja de Leitura+Escrita.

Basicamente, se o resultado obtido pelo seguinte comando for zero:
sysctl kern.geom.debugflags

E depois está o restante procedimento (que vou deixar aqui em spoiler):
Spoiler:
Código: Selecionar todos
UPDATE 2008/07/09: the problem is solved ! :-)

There is the solution:

1) If the command

pcbsd# sysctl kern.geom.debugflags

returns a value like this:

pcbsd# kern.geom.debugflags: 0

then type the following:

pcbsd# sysctl kern.geom.debugflags=16

This command will unlock the current protection mechanism of the Master Boot Record (MBR)! Now the MBR is writable.

2) Perform the GRUB installation into the MBR with:

pcbsd# grub-install <device>

in my example the <device> is: /dev/ad0

3) Edit the /boot/grub/menu.lst

in my example like this:

timeout 10
color black/white white/black

title PC_BSD 1.5.1
rootnoverify (hd0,1)
chainloader +1
boot

title PCLinuxOS 2008-2
kernel (hd0,3)/boot/vmlinuz BOOT_IMAGE=PCLinuxOS root=/dev/sda4 acpi=on resume=/dev/sda3 #splash=silent vga=788
initrd (hd0,3)/boot/initrd.img

And now you are ready to start your Operating Systems with the GRUB of FreeBSD ! :-)

Mas não sei até que ponto isto iria ajudar, até porque este utilizador estava a tentar instalar manualmente o GRUB. Só se o Ubiquity não anda a fazer o seu trabalho correctamente (o que tem acontecido muito, ultimamente :| , pois tentei recentemente instalar o Kubuntu 11.10 para ver como este estava e quando chegou na hora de configurar o GRUB, este apresentou falha) e não configurou correctamente as suas acções no GRUB...

No segundo site, que está em Italiano, ainda andam de volta do problema :lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 26 de Dezembro 2011, 17:36

Luciano F. Fernandes » 26 Dez 2011, 17:20 escreveu:
Luis Cardoso » 26 Dez 2011 14:11 escreveu:Bem, eu também tenho aqui um portátil com HD SATA... e o que é certo, é que ele ficou na Era do 10.04, pois dá erro a partir do 10.10, bem logo no arranque, não sei bem porquê, mas dá erro... Mas nunca tive um erro como este!

Bom o que poderá estar a acontecer, é o pessoal que está a programar os drivers, ter adicionado uma função extra que não se está a dar bem com alguns modelos de HD SATA... E esse deve ser o seu caso! Possivelmente durante a configuração realizada na Instalação do Ubuntu, é indicado no Header do disco ("cabeçalho" do disco - zona onde se encontra a informação do mesmo, formato dos dados, o número de sectores, etc) que a Partição de Arranque é apenas de leitura! O problema deve andar à volta disto.

@Cláudio,
Relativamente a isto:
Entretanto li também que podia ter algum problema ao nível mecânico que pode desaparecer depois do hd estar quente.

Uma das soluções fez-me rir. Então "atirar" (isto é, levantá-lo ligeiramente da mesa e deixá-lo cair) o PC era a solução para um problema destes?!? Até poderia funcionar, mas a que custo? Cada pancada que o HD leva é menos um x tempo que este tem de vida!

Boa tarde Luis, desejo que esteja bem :!: :OK:

É, pelo que vejo o mais sensato a ser feito é deixar como está, tudo funcionando e sem dar dor de cabeça (time que tá ganhando... :sneaky: )! Mesmo assim, :obrigado: por tudo pessoal, quando comprar um HD novo ponho o 12.04 nele!
8)

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!

Atenção, pode não se tratar de problema de hardware, o seu HD pode estar de perfeita saúde. Pode se tratar de um problema de software!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 26 de Dezembro 2011, 17:43

Claudio Novais » 26 Dez 2011, 17:24 escreveu:
Luis Cardoso » Seg Dez 26, 2011 5:11 pm escreveu:Uma das soluções fez-me rir. Então "atirar" (isto é, levantá-lo ligeiramente da mesa e deixá-lo cair) o PC era a solução para um problema destes?!? Até poderia funcionar, mas a que custo? Cada pancada que o HD leva é menos um x tempo que este tem de vida!

Pode te fazer rir, mas garanto-te que é um técnica muito utilizada para recuperação de discos! Quando eles não arrancam normalmente é pelo desposicionamento das cabeças. Outra técnica é ligar e desligar algumas vezes para ter o mesmo efeito. Claro está que isto são os últimos recursos porque como é óbvio estas ações têm alta probabilidade de estragar ainda mais :roll:

Minha nossa :o
Isso era algo que não faria... Mais depressa desmontava o disco e via o que se passava com os componentes, do que "atirá-lo"!
Vou ter de voltar ao estirador e redesenhar o hardware...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 26 de Dezembro 2011, 18:11

Luis Cardoso » Seg Dez 26, 2011 5:43 pm escreveu:
Claudio Novais » 26 Dez 2011, 17:24 escreveu:

Minha nossa :o
Isso era algo que não faria... Mais depressa desmontava o disco e via o que se passava com os componentes, do que "atirá-lo"!
Vou ter de voltar ao estirador e redesenhar o hardware...

Obviamente que isso é depois de abrir o disco e ver as placas. Mas não a parte onde os discos realmente se encontram. Para tal é preciso ambientes próprios que aumentam drasticamente os valores da reparação!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Anterior

Voltar para Questões gerais