Você não precisa de antivirus para o Ubuntu. E apenas precisa de se preocupar com falhas de segurança se:
- criar algum servidor online, por exemplo: Jogos em que os seus amigos vão aceder ao seu computador; servidor php; servidor de torrent;
- fizer download de programas em sites deconhecidos. Tente não fazer. Se quiser fazer pergunte primeiro aqui no forum para nós darmos uma olhada. Dê sempre preferência a instalações de programas via Central de Programas do Ubuntu;
- Andar a alterar propositadamente entradas da Firewall
E essa preocupação está intrinsecamente ligada com ataques direcionados a você, algo que raramente acontece e para acontecer é preciso os hackers encontrarem falhas de segurança que estarão quase sempre corrigidas se tiver o sistema atualizado. Estamos a falar de probabilidades de ser atacado muito abaixo do 1%!
Portanto anti-virus? Não precisa. Preocupações com segurança, dificilmente irá precisar. Simplesmente atualize o seu Ubuntu e pronto. Se está a dar erros, mostre com uma imagem o que está a acontecer.
Desde já mostre-me todo o conteúdo apresentado ao executar este comando no terminal (sei que os novos utilizadores não gostam do terminal, mas para mim, para poder ter a certeza das coisas, é mais fácil detetar problemas se me mostrar o conteúdo do terminal):
Entretanto gostaria também de avisar para você ter cuidado a seguir tutoriais pela internet. Há um conjunto vasto de sites confiáveis, mas há muitos outros que não se conhece a credibilidade. No Ubuntued, você pode confiar à vontade, estamos online há já vários anos e os nossos leitores só devem ter boas coisas para dizer sobre nós