Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 18:08 Pesquisa avançada

O que é o zram?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: O que é o zram?

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 2 de Maio 2013, 16:07

Sobre o zramConfig, sim, era com o hífen. Você executou o comando do do reset com hífen?

Entretanto, instale este programa e, com muita cautela, procure por algum serviço que tenha o nome zram:
sudo apt-get install -y sysv-rc-conf

Para abrir o programa de gestão dos serviços de arranque:
sudo sysv-rc-conf
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Marlom Jobsom » Sex, 30 de Agosto 2013, 4:28

Essas imagens não são da VM que tava usando pra teste, mas o problema é o mesmo então, não há problemas. Afinal, tanto no Ubuntu, Kubuntu, e agora mais recente no elementeryOS, essa P#%$@ de zram aparece do nada...

O resultado do comando 'sysv-rc-conf'. E, nada de zram.

Desinstalando os pacotes que acompanham a instalação do Remastersys, consegui remover o zram. Agora vem algo mais bizarro ainda, quando acreditei ter achado o pacote que continha o zram, removi ele das outras distribuições e o zram permanecia.
Quando reinstalei ele no SO que, após a desinstalação o zram sumia, o zram não voltava.

Conclusão, a coisa ficou mais densa e complicada! :cry:

Marlom Jobsom

Mensagempor Marlom Jobsom » Ter, 10 de Setembro 2013, 13:31

Analisando as informações que temos aqui neste tópico, cheguei a conclusão de que o zram não ta sendo instalado junto com algum pacote.

Como Luis Cardoso mencinou sobre isso está ativo no meu kernel, é exatamente isso que está acontecendo. Todo mundo deve ter notado isso, menos eu :S

Isto ficou mais evidente quando reparei, removendo pacote a pacote, que quando tiro um deles, não lembro qual porque na raiva tirei vários ao mesmo tempo, é executado um comando do initramfs-tools reconfigurando o boot, acredito.

Quando isso acontece durante a instalação do Remastersys, na reinicialização o zram surge.
Quando isso acontece durante a remoção do Remastersys, na reinicialização o zram some.

Eu tentei desabilitar o módulo zram com os comandos que Cláudio citou, mas ele retorna que o zram está em uso, daí, desmonto com o swapoff e executo o comando.
Reinicio e lá está ele de novo.

Acho que tenho que fazer algo que faça com que o initramfs-tools seja executado para desabilitar tal módulo no boot. Ou fazer, de novo, removendo pacote a pacote, até encontrar o "F@#!@ns#" que causa isso.

Só acho estranho o módulo zram não surgir na lista que enviei acima. Mas enfim, é do zram que estamos falando kk :D

Marlom Jobsom

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 10 de Setembro 2013, 14:58

Sobre o Remastersys, é possível isso que você disse, que esteja intrinsecamente ligado. No entanto, dependendo do Kernel agora poderemos ter o ZRam habilitado.

Se não me engano (e corrijam-me se eu estiver errado pois não fui confirmar), desde o Kernel 3.10x que o ZRam vem integrado no próprio Kernel! ;)

Em todo o caso, esta conversa já vem tão longa que nem me recordo do motivo de você não o querer. Qual era o motivo? É que eu acho-o importante, pela dinâmica que proporciona e claro pela otimização -- por comprimir.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Marlom Jobsom » Qua, 11 de Setembro 2013, 19:17

Não é que não o queira. O motivo é que ele surge após instalar o Remastersys. Com o Remastersys instalado, se eu instalar o zram-config, o zram some.

Então, tenho que resolver isso para poder ter controle sobre o Zram e arrumar um jeito de habilitar ou desabilitar o zram, com ou seu o Remastersys instalado.

Marlom Jobsom

Anterior

Voltar para Questões gerais