É a terceira vez que tento iniciar este post e, toda vez que eu começo, procuro algo no Google que acho que pode resolver meu problema e ele nunca é resolvido.
Vamos partir do princípio:
Eu tenho o Ubuntu instalado num HD externo (de notebook! :P) ligado via USB no meu notebook. Até aí, nenhum segredo. Ele funciona normal, só demora um pouco para carregar por ter de esperar a resposta do USB. Por causa desta demora e por querer deixar este USB apenas como a partição /home, eu ia instalar o Ubuntu direto no meu notebook. Tudo decidido, tudo salvo, mãos a obra.
Fui para o GParted, fiz uma partição para o Ubuntu (20 GB), formatei, e tudo. Depois disto, eu tive a bela ideia de deixar 4GB para a partição swap (ao invés de fazer isso na hora!) para economizar tempo. O que aconteceu foi que eu fui deixar a partição como vazia para eu poder fazer isto depois e aí deu um erro na hora de aplicar (e eu não salvei o erro

Antes de eu formatar esta partição, vim perguntar por aqui se vocês sabem de alguma dica para este fantasma voltar a vida. O testdisk não rodou aqui (Ubuntu 11.10), já instalei o gpart também (mas ele demorou muito tempo pra não responder nada e eu fechei pra tentar resolver tudo com as minhas próprias mãos).
O meu GParted está assim, neste momento:
No Gerenciador de Partições do Windows, ele reconhece os mesmos 166,79 gb (tem 4gb faltando também da partição swap que deu errado) mas na prática, só reconhecem 113 GB.
O último erro, que foi quando eu tentei fazer os 20gb aparecerem, eu salvei e coloco aqui:
Spoiler: