Bem-vindo: Sáb, 3 de Maio 2025, 13:00 Pesquisa avançada

Qual o ambiente gráfico

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Qual o ambiente gráfico

Mensagempor zilog » Dom, 3 de Junho 2012, 23:46

Boas,

Sou um utilizador do Windows, mas de vez em quando instalo uma distribuição Linux, para ir testando e aprendendo.

Já instalei, várias versões do Ubuntu, Mint, Pinguy OS, Fuduntu, estes os mais recentes.

Já há muito tempo que não instalava o Linux e agora estou confuso com os vários ambientes gráficos e saber qual a distribuição a escolher.

Queria uma distribuição com base no Ubuntu, se calhar o próprio Ubuntu, mas não sei qual o ambiente a escolher.

Quais as diferenças entre:
- Gnome 2
- Gnome 3
- Gnome Shell
- Unity
- Matte
- Cinnamon

O mais recente, o mais estável, o que funciona melhor num P4@2,60Ghz.
Os temas funcionam entre eles?

Qual a diferença entre:
- Compiz
- Emerald
- Mutter

O Emerald foi descontinuado? O Compiz é o melhor? Não conheço o Mutter.

Sei que aqui posso encontrar ajuda.

Obrigado,

ZiLOG
Editado pela última vez por zilog em Ter, 5 de Junho 2012, 23:38, em um total de 1 vez.
zilog

Re: Qual a ambiente gráfico

Mensagempor José Craveiro » Seg, 4 de Junho 2012, 1:14

1º de tudo seria bom que testasse cada um dos ambientes (gnome 2 - descontinuado) no seu próprio equipamento, porque ainda que se coloquem aqui sugestões, funcionam sempre na base de um equipamento com características que "cada um" considera standard! Seria melhor revelar quais as caraterísticas que o seu computador possui para que seja mais fácil e correto aconselhar.
José Craveiro

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 4 de Junho 2012, 1:23

Boas Zilog, olhando para a configuração do teu PC, um Pentium 4, as duas melhores distribuições baseadas no Ubuntu que melhor se encaixam, são:

O Xubuntu, com o ambiente gráfico XFCE, bem leve e customizável:

Página oficial: Xubuntu

E o Lubuntu, mais leve que o anterior e também bastante customizável:

Página oficial: Lubuntu

Quanto às restantes perguntas que fizeste, a melhor maneira de te explicar tudo, não sei se será esta, mas aqui vai.

O Gnome 2 para todos os efeitos acabou, mas tens algumas distribuições que ainda mantiveram o conceito.

Os casos mais conhecidos são, o Ubuntu, que através da instalação do pacote gnome-session-fallback te permite ter um Ambiente Gráfico ao velho estilo Gnome 2 e o Linux Mint, que dispões de um Ambiente Gráfico também baseado no Gnome 2, que se chama Mate.

Quanto ao Unity, é o ambiente gráfico por omissão do Ubuntu e, na minha opinião, muito pesado para o teu PC.
Mas é evidente que podes experimentar.

O Gnome-Shel, é mais leve que o Unity e nasce, por assim dizer, da separação entre Canonical (proprietária do Ubuntu) e a Gnome (responsável pelo Gnome 2).
Filosofias diferentes, levaram à criação de um Ambiente Gráfico ainda com alguns "laivos" de Gnome 2, mas, como o Unity, mais virado para os Touch Screens.
Tanto o Unity como o Gnome-Shell são bastante produtivos, mas este último é, na minha opinião muito mais customizável.

O Cinnamon é, na falta de melhores palavras, um "fork" do Gnome-Shell, mais leve e muito customizável.
Tem sido muito elogiado pelos utilizadores em geral.

Independentemente da distribuição que resolvas instalar (baseada em Ubuntu), é sempre possível instalar qualquer um destes (e outros) ambientes gráficos.
Na altura do Login, podes escolher com qual "arrancar".

O Compiz é neste momento, mantido pela Canonical, pois o seu criador desistiu devido às enormes incompatibilidades deste excelente gerenciador de Ambiente Gráfico (Janelas) com o Unity.

As grandes capacidades deste, já não podem ser usadas na sua totalidade e, as poucas que se podem activar, podem levar a uma inutilização total do sistema operativo.

Mais tarde ou mais cedo, a Canonical e o Ubuntu, vão ter que mudar para algo mais estável.

O Emerald é um gerenciador de Janelas (do género do Metacity), também está com pouca aposta no desenvolvimento, mas ainda se pode instalar e usar, embora seja minha opinião, que mais tarde ou mais cedo, tal como o Compiz, irá desaparecer por completo.

Quanto ao Mutter, é por assim dizer, o substituto natural do Compiz, ainda jovem, mas bastante estável.

Para terminar, acima de tudo, acho que deves pesquisar um pouco no site oficial de todas as distribuições e, no final, tomares uma decisão informada, baseada naquilo que sabes e preferes.

Mas, como escrevi acima, para não "sofreres" com o peso excessivo de um Ambiente Gráfico, devido às capacidades do teu PC, deves apostar em algo leve, que por si só, não quer dizer que não é avançado tecnologicamente e estável.

Espero ter ajudado.

Cumps.
Editado pela última vez por Miguel Fonseca em Seg, 4 de Junho 2012, 2:45, em um total de 1 vez.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Ron Alon » Seg, 4 de Junho 2012, 2:16

Grande Miguel! Obrigadão pela explicação!

Abraço.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor yuryrodrigues » Seg, 4 de Junho 2012, 2:39

Miguel Fonseca muito boa a sua explicação. Bem interessante sua opinião sobre Compiz, Emerald e Mutter.
yuryrodrigues

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 4 de Junho 2012, 9:38

Miguel Fonseca » 04 Jun 2012, 01:23 escreveu:Os casos mais conhecidos são, o Ubuntu, que através da instalação do pacote gnome-session-fallback te permite ter um Ambiente Gráfico ao velho estilo Gnome 2 e o Linux Mint, que dispões de um Ambiente Gráfico também baseado no Gnome 2, que se chama Mate.

Bem, só um complemento, o Fallback não deixa de ser Gnome 3 com um aspeto próximo do Gnome 2, mas não pensem que podem fazer-lhe o mesmo que faziam no Gnome 2... Senão poderão ter algumas dores de cabeça :lol:

Quanto ao Mate, ele é Gnome 2 (fork) e 3, daí grande parte dos programas terem nomes diferentes, para não calhar com os mesmos nomes de aplicações presentes em Gnome 2 e 3. Se repararem o Caja, Gestor de Ficheiros do Mate, é em tudo igual ao Nautilus 2.x, mas para conviver com o Nautilus 3.x, não podia ter o mesmo nome!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor abdo » Seg, 4 de Junho 2012, 11:42

Valeu Miguel :rei:

Aí está a diferença entre ter o conhecimento e saber transmitir este conhecimento.

Não respondi ao tópico quando o mesmo ainda não tinha nenhuma resposta porque não tinha base para responder sobre compiz/emerald/mutter e mesmo quanto ao mate já que nunca usei, ou mesmo vi, este ambiente, mas admito que nunca teria tido a capacidade de explicar tão bem como fizestes, parabéns. :yeah:
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor zilog » Ter, 5 de Junho 2012, 23:32

Obrigado pelas respostas.

Tenho o Linux Mint 13 Mate instalado, e não parece tão rápido como as outras versões que tive instalado.

O que vou fazer é instalar os vários ambientes gráficos e vou ver aqui no Ubuntued os vários temas disponíveis e depois escolho o que gostar mais e o que trabalhar melhor.

PS: Acham que devo partir do Linux Mint 13 ou devo instalar um Ubuntu. (Qual ?).

ZiLOG
zilog

Re: Qual o ambiente gráfico

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 6 de Junho 2012, 0:51

Boas Zilog, para efeitos de testes de vários Ambientes Gráficos, o Mint serve perfeitamente, pois é baseado no Ubuntu e é compatível com todos eles.

Agora, assim que decidires qual o DE de tua preferência, convém escoheres a distribuição que o tem por omissão (ex Xubuntu para XFCE, Lubuntu para LXDE e Ubuntu para Unity) e instalares a mesma do zero.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Re: Qual o ambiente gráfico

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 6 de Junho 2012, 12:34

Eu instalei a versão do linux mint 13 com o cinnamon mas não estou a conseguir meter os menus em português
nuno_nunes

Próximo

Voltar para Questões gerais