Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 5:45 Pesquisa avançada

Diferenca Fedora e Ubuntu

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Diferenca Fedora e Ubuntu

Mensagempor Lita » Sáb, 30 de Junho 2012, 18:17

Oi gente ;D

Tava com curiosidade de conhecer o Fedora, coloquei numa pen(como me recomendaram), e to testando...
Queria saber se entre o Fedora e o Ubuntu, possui alguma diferenca mais ~gritante~...
Sei la.... se tem alguma vantagem, ou alguma coisa que o fedora tem que o ubuntu nao tem, sei la.... alguma coisa...
Se alguem puder ajudar...

Fico grata.. :D
Lita

Re: Diferenca Fedora e Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 30 de Junho 2012, 18:32

A diferença entre distribuições normalmente é muito ao nível de que pacotes são utilizados,porque de resto o software é sempre o mesmo. Ou seja, se tem o Gnome-shell por exemplo, o código dele será exatamente igual (a diferença se existir estará na versão utilizada).

No caso específico do fedora vs Ubuntu, há várias diferenças de pacotes,começando logo pelo gestor dos mesmos, em que o fedora utiliza o Yum e o Ubuntu o Debian. Este é o maior diferencial entre estas duas distros. Muitos gostam do Yum, pessoalmente não gosto, por ser mais lento e acima de tudo porque existe muitos repositórios Debian no launchpad,algo que o Ubuntu tem uma enorme vantagem.

De resto o empacotamento é bastante similar, sendo que o fedora tende a ser melhor ao nível de estabilidade relativamente a drivers e relativamente a utilização mais otimizada de processos (não utiliza alguns processos pesados que a canonical teve de integrar por causa do Unity e remoção da área de notificação).
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Davysson Silva » Sáb, 30 de Junho 2012, 19:45

Claudio Novais » Sáb Jun 30, 2012 6:32 pm escreveu:No caso específico do fedora vs Ubuntu, há várias diferenças de pacotes,começando logo pelo gestor dos mesmos, em que o fedora utiliza o Yum e o Ubuntu o Debian.

O gestor de pacotes do ubuntu não seria o dpkg?
Davysson Silva

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 30 de Junho 2012, 21:15

Sim Davysson! Para simplificar, falando apenas em pacotes Debian, acabei por ai dizer uma calinada! :P Em todo o caso não está 100% errado, uma vez que o nome dpkg provém de Debian Package, mas mesmo assim você tem razão :upsiu:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 1 de Julho 2012, 12:46

Eu sou utilizador de ambos Ubuntu/Fedora, e o que lhe posso dizer sobre estes? Bem além dos pacotes, como foi referido, também existem algumas diferenças estruturais (que nesta última versão está a tentar aproximar aos do Debian através de atalhos), fazendo com que a localização de determinadas aplicações ficassem em directorias diferentes. Um exemplo de diferença é a localização onde pode encontrar os módulos do Python (vi-me à nora para os encontrar, estando tão habituado a usar o Ubuntu, que quando fui à procura no Fedora, perdi quase uma hora até dar com ele).

Para além disto, o Fedora apresenta melhor compatibilidade com determinados hardwares devido ao seu novo sistema (que apenas será inserido no Ubuntu 12.10, daí a exclusão do Unity 2D). Em termos de estabilidade do sistema, em nada me tenho a queixar! Fedora é bem estável.

Mas como tudo tem a sua desvantagem, o Fedora 17 não permite grandes addons... Como decidiram retirar todas as bibliotecas antigas, o Avant Window Navigator não compilou e ficou fora dos repositórios! O Docky funciona a menos de 50%, à miníma coisa vai abaixo -.- Até ao momento, a única dock que está a funcionar é a Cairo Dock.

O Cinnamon no Fedora, como é a versão UP1 (ao contrário da versão do Ubuntu que é a UP3) funciona com muitas quebras... Não o recomendo, pois se o tentarem usar poderão deparar-se com muitas falhas, deixando de responder a qualquer comando!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor tiagokalisto » Dom, 1 de Julho 2012, 14:41

gosto do fedora 17 KDE e do Kubuntu, creio que uma pequena desvantagem dele configurar teclado, idioma, touchpad dos Notes, é necessário instalar vários pacotes para determinados aplicativos, plugns de áudio e vídeo tbm são fácil de achar, isso falando de um usuário não muito avançado q que está costumado com as facilidades do ubuntu e seus derivados, mais por outro lado a estabilidade do sistema é seu grande diferencial, não tenho do que reclamar do yum
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
tiagokalisto

Mensagempor Lita » Dom, 1 de Julho 2012, 19:53

Hum... valeu galera.... :D

mas vo continuar no ubutnu mesmo, foi só uma curiosidade mesmo.. :D
Lita

Mensagempor Ron Alon » Dom, 1 de Julho 2012, 20:39

Lita » Dom Jul 01, 2012 4:53 pm escreveu:Hum... valeu galera.... :D

Eu também não saio do Ubuntu e suas ReFiSeFuQuis e forks! :)
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Davysson Silva » Seg, 2 de Julho 2012, 17:09

ron » Dom Jul 01, 2012 8:39 pm escreveu:
Lita » Dom Jul 01, 2012 4:53 pm escreveu:Hum... valeu galera.... :D

Eu também não saio do Ubuntu e suas ReFiSeFuQuis e forks! :)

Elementary \o/
Davysson Silva

Voltar para Questões gerais