Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 18:14 Pesquisa avançada

Driver da placa de vídeo

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Driver da placa de vídeo

Mensagempor Saulo Lima » Seg, 8 de Outubro 2012, 20:38

Olá, pessoal!
Sou novo por aqui e decidi também migrar definitivamente pro ubuntu.

Gostaria de saber se há alguma forma prática de saber se o driver da minha placa de vídeo está instalado corretamente no Ubuntu. Fui no gerenciador de Drivers adicionais e o sistema achou os 3 drivers listados abaixo:
- Driver sem fio Broadcom STA
- Driver proprietário ATI/AMD FGLRX
- Driver gráfico proprietário FGLRX ATI/AMD (atualizações pós instalação)

Consegui instalar os dois primeiros (e reiniciei o pc ao fim de cada instalação), mas durante a instalação do terceiro deu-se o seguinte problema:
"Desculpe, a instalação do driver falhou.
Por favor, dê uma olhada no arquivo de log para obter mais detalhes: /var/log/jockey.log"

Tentei várias fazer fazer o mesmo procedimento, dando a mesma falha durante a instalação.
Obrigadão desde já!

Saulo Lima

Re: Driver da placa de vídeo

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 9 de Outubro 2012, 3:50

Olá Saulo, :bemvindo:

Quanto a saber se os drivers estão instalados, basta ver se têm a bolinha verde nessa janela em algum driver referente à placa de vídeo.

No entanto, visto que você tem uma placa de vídeo ATI, sugiro que leia o artigo do link seguinte e aplique o que lá é referido:

Quanto a ter a certeza que os drivers estão corretamente instalados, o melhor mesmo é executar um jogo 3D e ver se ele é fluido.

Eu normalmente não faço isso, simplesmente abro a aplicação glxspheres e vejo se ela é fluida. Mas creio que ela só disponível no repositório do bumblebee (não tenho a certeza e neste momento não posso confirmar).
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Saulo Lima » Seg, 15 de Outubro 2012, 22:30

Olá Claudio,

Só consegui instalar o driver de vídeo seguindo os passos da sessão "casos excepcionais"(Instale a nova versão dos drivers ATI no Ubuntu!) do artigo citado acima por você, onde ocorreu um erro ao executar o comando "sudo dpkg -i fglrx*.deb". Mesmo assim, executei o próximo comando listado e reiniciei meu computador.
O gráfico foi restaurado, porém os botões de fechar/minimizar/restaurar contidos no canto superior esquerdo simplesmente não estão mais disponíveis, sumiram. E abriu-se uma janela dizendo que havia um erro no sistema, no pacote fglrx.

Desinstalei o driver (pela sessão "como reverter o processo") e refiz todo o procedimento, resetei o Unity, porém o erro continuou. A parte gráfica ficou ok e só estou com esse pequeno problema que não consegui resolver.

Obrigado!

Saulo Lima

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 15 de Outubro 2012, 23:43

Seguiu os passos que o claudio disse
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 16 de Outubro 2012, 1:13

Saulo Lima (15-10-2012, 22:30) escreveu:Olá Claudio,

Só consegui instalar o driver de vídeo seguindo os passos da sessão "casos excepcionais"(Instale a nova versão dos drivers ATI no Ubuntu!) do artigo citado acima por você, onde ocorreu um erro ao executar o comando "sudo dpkg -i fglrx*.deb". Mesmo assim, executei o próximo comando listado e reiniciei meu computador.
O gráfico foi restaurado, porém os botões de fechar/minimizar/restaurar contidos no canto superior esquerdo simplesmente não estão mais disponíveis, sumiram. E abriu-se uma janela dizendo que havia um erro no sistema, no pacote fglrx.

Desinstalei o driver (pela sessão "como reverter o processo") e refiz todo o procedimento, resetei o Unity, porém o erro continuou. A parte gráfica ficou ok e só estou com esse pequeno problema que não consegui resolver.

Obrigado!

A parte mais importante foi a que falhou então Saulo. :|

Volte a fazer todos os passos e copie TODO o conteúdo para aqui para o fórum! Utilize a tag seguinte para pôr todo o output dos comandos:
Código: Selecionar todos
[code][/code]
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor BrunoDM » Qua, 17 de Outubro 2012, 15:48

O meu caso é igual do Saulo Lima.

Claudio Novais, era para essas 2 bolinhas ficarem verdes ?
A segunda da o mesmo erro do Saulo.

Você acha que para o funcionamento perfeito, as 2 teriam que esta verdes ? Pois, elas tem a mesma descrição. (Como tem a mesma descrição, pensava que tanto faz, uma ou outra esta verde).

Fico com receio de seguir o tutorial indicado por você, e não ter a certeza que o drive esta realmente funcionando. Pois quando segui o tutorial essa bolinha verde se apagou.

Att,

BrunoDM

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 17 de Outubro 2012, 16:20

Bom, eu nunca tive uma placa ATI, portanto não sou a melhor pessoa para dizer isto. O que sei é o seguinte: Essas bolas verdes indicam os drivers que estão ativos. No caso das Nvidias, aparece também mais que um driver, mas cada um tem a sua versão e então só temos um driver instalado. Não fazia sentido ter dois drivers a funcionar ao mesmo tempo.

No entanto, efetivamente neste seu caso fico na dúvida pois diz que é uma atualização. Eu creio que mesmo sendo assim, só uma delas é que deve estar verde, pois não faz sentido ter dois drivers para um só dispositivo.

Em suma, se você tem o driver a funcionar bem: com os efeitos 3D (jogos por exemplo) fluidos então tem corretamente instalado e se calhar o melhor e deixar estar assim. A minha segunda sugestão é então seguir o artigo que referi de instalar os últimos drivers através do repositório.

Caso não funcione mesmo com esse repositório então será necessário compilar. Neste caso, como é algo complicado para novatos nunca recomendo, mas se das outras maneira não funciona, bom vocês têm de tentar. Por ser complexo e por ser algo que pode dar problemas, recomendo vivamente que se seguirem então o método complexo, copiem todo o conteúdo para aqui para o Forum para vermos se tudo decorreu normalmente!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 17 de Outubro 2012, 18:28

BrunoDM (17-10-2012, 15:48) escreveu:O meu caso é igual do Saulo Lima.

Claudio Novais, era para essas 2 bolinhas ficarem verdes ?
A segunda da o mesmo erro do Saulo.

Você acha que para o funcionamento perfeito, as 2 teriam que esta verdes ? Pois, elas tem a mesma descrição. (Como tem a mesma descrição, pensava que tanto faz, uma ou outra esta verde).

Fico com receio de seguir o tutorial indicado por você, e não ter a certeza que o drive esta realmente funcionando. Pois quando segui o tutorial essa bolinha verde se apagou.

Att,

Essa segunda versão, é só para os casos em que a primeira dá problemas! Para tal terá de remover a primeira e instalar a segunda! Ter as duas ao mesmo tempo, para além de poder quebrar o SO, iria gerar algum conflito, já que teria duas versões diferentes da mesma biblioteca!

Primeiro driver: Versão Estável fornecida com a garantia da Canonical
Segundo driver: Versão mais recente mas que pode apresentar alguma instabilidade por não ter sido tão bem testada como a versão considerada estável.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor BrunoDM » Qua, 17 de Outubro 2012, 19:47

Obrigado pelo esclarecimento.

No Windows 7, rodava um jogo (League of Legends) a 60 FPS com todos os efeitos no maximo.

Aqui no Ubuntu, pelo PlayOnLinux, ele esta rodando a 25~30 FPS com o atual drive de video.

Vo seguir o tutorial indicado. Para ver se tem alguma melhoria.

Caso continue a mesma coisa, ou piore o desempenho do jogo. Posso simplesmente voltar na parte de Drivers, e ativar o antigo novamente ? Ou tenho que deletar o drive do tutorial ?

Att,

BrunoDM

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 17 de Outubro 2012, 21:35

Terá apenas de, antes, remover os pacotes que começam com o nome "fglrx" e depois instale os outros drivers!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais