Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 18:10 Pesquisa avançada

"Purgar" o Unity

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

"Purgar" o Unity

Mensagempor Ron Alon » Sex, 19 de Outubro 2012, 13:35

Galera, se eu fizer um "purge" no Unity depois de instalar o GNOME-Shell ou o Cinnamon, eu fico sem o Unity completamente?
Ron Alon
Redator Geekzinho

Re: "Purgar" o Unity

Mensagempor portaro » Sex, 19 de Outubro 2012, 13:44

sim quando se faz um purge emove-se completamente um programa, eu não aconseharia a fazer isso porque acho que lhe vai causar probelmas em certos programas que integrem a edição do unity.

portaro

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 19 de Outubro 2012, 14:20

A grande diferença entre fazer "purge" ou "remove" está nas configurações. No primeiro caso, as configurações também são removidas, ao contrário do segundo que só remove o próprio programa.

Infelizmente isto não é regra, pois a maioria dos pacotes atualmente acho que são feitos de maneira despreocupada e acabam por não se preocupar com este assunto. Sou do tempo que quando se fazia purge as configurações eram todas removidas. Se voltasse a instalar o programa ele estaria limpo de configurações anteriores.

Atualmente isso não acontece em muitos pacotes. Aliás, pacotes que deviam dar o exemplo não fazem isso. Exemplo disso é a Central de Programas do Ubuntu, que guarda as configurações não sei bem onde :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Sex, 19 de Outubro 2012, 14:48

Claudio Novais (19-10-2012, 14:20) escreveu:A grande diferença entre fazer "purge" ou "remove" está nas configurações. No primeiro caso, as configurações também são removidas, ao contrário do segundo que só remove o próprio programa.

Infelizmente isto não é regra, pois a maioria dos pacotes atualmente acho que são feitos de maneira despreocupada e acabam por não se preocupar com este assunto. Sou do tempo que quando se fazia purge as configurações eram todas removidas. Se voltasse a instalar o programa ele estaria limpo de configurações anteriores.

Atualmente isso não acontece em muitos pacotes. Aliás, pacotes que deviam dar o exemplo não fazem isso. Exemplo disso é a Central de Programas do Ubuntu, que guarda as configurações não sei bem onde :|

Canonitroll :troll:
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor nekrolog » Sex, 19 de Outubro 2012, 15:01

Eu segui os conselhos do Claúdio e usei o comando:

sudo apt-get purge compiz*

nekrolog

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 19 de Outubro 2012, 15:11

portaro (19-10-2012, 13:44) escreveu:sim quando se faz um purge emove-se completamente um programa, eu não aconseharia a fazer isso porque acho que lhe vai causar probelmas em certos programas que integrem a edição do unity.

Eu já o fiz e não tenho problemas!

@Ron, se quiser seguir o meu método (Ubuntu 12.04):

Global Menu do Firefox

sudo apt-get purge firefox-globalmenu

Global Menu do Thunderbird

sudo apt-get purge thunderbird-globalmenu

Unity e Unity 2D (No Ubuntu 12.10, talvez não seja necessário, né?)

sudo apt-get purge unity-common unity-2d-common

Algumas definições do Ubuntu

sudo apt-get purge ubuntu-standard ubuntu-minimal

Global Menu

sudo apt-get purge appmenu-*

E pronto, depois de reiniciar, em princípio terá um ambiente livre de Unity! Aliás, eu apenas tenho o Cinnamon, Lubuntu e LXDE, pois até removi o Gnome-shell e o Gnome Clássico!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nekrolog » Sex, 19 de Outubro 2012, 15:16

E pronto, depois de reiniciar, em princípio terá um ambiente livre de Unity! Aliás, eu apenas tenho o Cinnamon, Lubuntu e LXDE, pois até removi o Gnome-shell e o Gnome Clássico!

Luís não deu nenhum problema no Cinnamon em remover o Gnome? Eu tinha perguntado em outro tópico sobre isso e me responderam que talvez o cinnamon fica-se com problemas. Estou querendo deixar somente o KDE e o Cinnamon.

nekrolog

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 19 de Outubro 2012, 15:26

nekrolog (19-10-2012, 15:16) escreveu:

Luís não deu nenhum problema no Cinnamon em remover o Gnome? Eu tinha perguntado em outro tópico sobre isso e me responderam que talvez o cinnamon fica-se com problemas. Estou querendo deixar somente o KDE e o Cinnamon.

Se estiver no Ubuntu 12.04+, e tiver o Cinnamon 1.6.x, pode usar este comando:
sudo apt-get purge gnome-shell gnome-session-fallback

Apenas ficará com os pacotes básicos do Gnome, pois são os únicos necessários para poder correr algumas aplicações.

E como o Cinnamon tem o Nemo, também pode fazer purge do Nautilus. Só não o recomendo se já tiver o Dropbox, pois ainda não experimentei essa situação, pois o Nemo também tem um pacote para a extensão do Dropbox (igual ao do Nautilus). Mas não sei como fica com a instalação, é que se coisa não funcionar bem, poderá perder ficheiros, por algum motivo. Mas se não está nesta situação, pode muito bem remover o Nautilus e usar o Nemo, que na minha opinião estará mais bem servido!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Sex, 19 de Outubro 2012, 18:24

O Nemo ainda não tem opções de configurações de sincronização em rede. Por isso ainda prefiro ele. Mas fora isso, o Nemo está mais interessante sim.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Voltar para Questões gerais