Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 18:22 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO] Dúvida simples (e besta) sobre o particionamento

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[RESOLVIDO] Dúvida simples (e besta) sobre o particionamento

Mensagempor Will » Sáb, 20 de Outubro 2012, 14:28

Fala galera!
Sempre instalei o Ubuntu com o particionamento avançado (na verdade, duas vezes :lol:). Fiquei com vontade de experimentar o Xubuntu na minha máquina, mas dessa vez esqueci como devo realizar o particionamento avançado.

No caso da foto, é apenas um teste que eu fiz no Virtual Box, eu irei instalá-lo na minha máquina mesmo.

Se não me engano é swap como lógica, / e /home como primária, estou certo?
Editado pela última vez por Will em Sáb, 20 de Outubro 2012, 23:37, em um total de 1 vez.
Will

Re: Dúvida simples (e besta) sobre o particionamento

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 20 de Outubro 2012, 14:36

Will, se puder ser primária, é preferível. Porquê lógicas e primárias? Bom, a resposta é extensa e se quiser aprender sugiro a wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parti%C3%A7%C3%A3o

Resumindo, os discos só permitem ter "naturalmente" 4 partições primárias. No entanto, há casos em que são necessárias partições. Nesses casos cria-se partições lógicas que criam uma espécie de camada secundária, não natural (este natural tem muito que se lhe dica, mas para simplificar fica assim).

Portanto, se você não vai precisar de mais do que 4 partições, use só primárias! Se vai precisar de mais partições, então crie uma partição que terá partições lógicas! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Will » Sáb, 20 de Outubro 2012, 14:43

Claudio Novais (20-10-2012, 14:36) escreveu:Will, se puder ser primária, é preferível. Porquê lógicas e primárias? Bom, a resposta é extensa e se quiser aprender sugiro a wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parti%C3%A7%C3%A3o

Resumindo, os discos só permitem ter "naturalmente" 4 partições primárias. No entanto, há casos em que são necessárias partições. Nesses casos cria-se partições lógicas que criam uma espécie de camada secundária, não natural (este natural tem muito que se lhe dica, mas para simplificar fica assim).

Portanto, se você não vai precisar de mais do que 4 partições, use só primárias! Se vai precisar de mais partições, então crie uma partição que terá partições lógicas! ;)

Cláudio, eu tenho 3 partições no Ubuntu (/, /home e swap), 2 partições de arquivos e a partição do Windows. Eu posso instalar as 3 do Ubuntu como primárias sem problema?

Se tiver problema, qual eu não devo deixar lógica de jeito nenhum? Na forma que eu especifiquei no primeiro post tá bom?
Will

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 20 de Outubro 2012, 14:53

Will, se você só vai ter 3+1 partições (Linux+Windows) então use todas como primárias. Caso pense um dia acrescentar mais, escolha uma delas, por exemplo a SWAP (pois não é muito usada) para Lógica! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Will » Sáb, 20 de Outubro 2012, 23:37

Claudio Novais (20-10-2012, 14:53) escreveu:Will, se você só vai ter 3+1 partições (Linux+Windows) então use todas como primárias. Caso pense um dia acrescentar mais, escolha uma delas, por exemplo a SWAP (pois não é muito usada) para Lógica! ;)

Ok! Muito obrigado pelo esclarecimento!
Will

Voltar para Questões gerais