Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:34 Pesquisa avançada

Sugestão: 32 ou 64-bit?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Sugestão: 32 ou 64-bit?

Mensagempor chirinea » Dom, 11 de Novembro 2012, 2:30

Colegas,

O laptop da minha esposa hoje roda o Ubuntu 12.04 32-bit com Unity e kernel 3.5. As configurações da máquina são Intel Core 2 Duo T8100 (2.10GHz) com 2GB de RAM e chipset Intel GM965 (placa de vídeo integrada, portanto). Ela usa o computador basicamente para acessar a internet e jogar jogos sociais em Flash no Facebook (especificamente Castle Ville e Turma do Chico Bento). Como eu a tirei do desastre que era o Vista, ela ficou bem satisfeita com a migração, que já tem um ano. No entanto, ela se queixa por vezes de lentidão nos jogos, especialmente o Castle Ville.

Eu encomendei mais 2GB de RAM pra melhorar o desempenho, que estão para chegar, e fiquei pensando se deveria ou não instalar o 12.04 de 64-bit. Pensei em fazê-lo porque o processador suporta e pensei que só valeria mesmo a pena com 4GB. A pergunta é: vale a pena? Já ouvi dizer que há problemas com o Flash no Ubuntu de 64-bit, e fico me perguntando se mesmo com 4GB não ficaria mais pesado (mesmo com os ganhos em processamento).

Já adianto que não gostaria de abandonar o Unity. Ela já aceitou de bom grado a mudança, mudar de interface novamente talvez fosse demais. :)
chirinea

Re: Sugestão: 32 ou 64-bit?

Mensagempor Davysson Silva » Dom, 11 de Novembro 2012, 2:48

Lei este tópico: viewtopic.php?f=28&t=2382
Sobre o flash, eu uso a versão 64 bits e realmente há um problema, os vídeos ficam azul. mas isso é facilmente resolvido desabilitando a aceração por hardware ou baixando o path.
Davysson Silva

Re: Sugestão: 32 ou 64-bit?

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 11 de Novembro 2012, 2:55

Davysson Silva (11-11-2012, 1:48) escreveu:Lei este tópico: viewtopic.php?f=28&t=2382
Sobre o flash, eu uso a versão 64 bits e realmente há um problema, os vídeos ficam azul. mas isso é facilmente resolvido desabilitando a aceração por hardware ou baixando o path.

Isso é pontual Davysson! Eu por exemplo nunca tive esse problema! E tenho uma placa de vídeo nvidia e uma Intel! Creio que ao nível de pacotes, não há que ter medo de 64bits.

Se tiver um computador com 4GB pode estar completamente à vontade para ter um sistema de 64bits. Se tiver só 2GB diria que talvez seja melhor o de 32bits: não irá todas as potencialidades do hardware (se ele for 64bits), mas ao mesmo tempo a memória não será "gasta" de forma tão dispendiosa como ocorre quando se corre em 64bits.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais