Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:51 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO] Partições e o Ubuntu

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[RESOLVIDO] Partições e o Ubuntu

Mensagempor rodrigo_sabbat » Sex, 28 de Dezembro 2012, 16:38

:D Olá amigos! Cá estou eu mais uma vez com dúvidas. Dessa vez não vou lhes dar muita coisa para ler, pois a pergunta é bem básica:

:?: se eu criar duas partições no meu HD, sendo uma para backup, por exemplo, e outra para o sistema; após eu passar todos os meus arquivos da partição de backup para a partição do sistema, tem como eu unir as duas partições depois?

Quando eu usava o rWindows eu fazia isso bem seguido, mas não tenho certeza se dá pra fazer isso no Ubuntu. Já ouvi muita gente dizer que é possível e já vi muita gente dizer que não, então resolvi perguntar a vocês, meus amigos, e esclarecer essa dúvida e até, se não for muito incômodo, me ensinarem como fazê-lo! :upsiu:

Obrigado pela atenção! Abraços! :yeah:
Editado pela última vez por rodrigo_sabbat em Qui, 17 de Janeiro 2013, 3:34, em um total de 1 vez.
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
rodrigo_sabbat

Re: Partições e o Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 28 de Dezembro 2012, 16:46

Olá rodrigo_sabbat,

Segundo percebi você quer unir duas partições que têm ambas dados, correto? Bem, que eu saiba não possível juntar partições, é possível eliminar e depois aumentar o tamanho de uma delas para que o resultado seja então a união. Claro está que eliminar significa perder os dados. Portanto se você tiver espaço numa delas, antes passe para lá os dados, depois apague a outra partição e por fim aumento o tamanho da primeira.

Caso não tenha espaço, então terá provavelmente que diminuir o espaço da que vai eliminar e depois aumentar o espaço da que vai manter e passar os dados e depois voltar a fazer isso sucessivamente até ter todos os dados guardados.

Por haver soluções de união, mas eu não conheço. O redimensionamento de partições, apesar de ser algo que corre sempre riscos de perda de dados, é seguro. Eu pelo menos das vezes que fiz não tive problemas nenhuns (isto falando em redimensionamentos sobre partições ext4!!). Estes redimensionamentos, quando são aumentados para a esquerda (na imagem do gparted) poderão demorar muito tempo (algumas horas) pois os ficheiros são desfragmentados, ou melhor, reposicionados nos primeiros locais da partição (esses primeiros locais é o novo espaço que você aumenta para o lado esquerdo). Quando é aumento para a direita a coisa é rápida pois não exige reposicionamento dos ficheiros.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais