Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 16:46 Pesquisa avançada

icones pequenos,como aumentar-los

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

icones pequenos,como aumentar-los

Mensagempor tomazcdn » Ter, 22 de Janeiro 2013, 19:53

Pessoal,eu migrei do windows para linux por problemas no hd externo,de reconhecimento, logo ja estou me adaptando,e gostaria de saber como posso aumentar os icones das imagens nas pastas...
Pois como eu faço desenho e pintura digital,possuo pastas de referencias,no windows eu ampliava a ponto de ver de 4 em 4 por fileira,e em otimo tamanho,aqui no linux gostaria de ver assim ou então se possivel uma galeria e pudesse ir rolando até achar a que quero,e separa-la,ou abrir como uma "janela" para assim tirar como referencia.

um amigo do forum me recomendou ir aqui: preferências do gestor de ficheiros
Mas eu não acho...alguem pode me explicar passo a passo,peço descupas por isso também ,pois sou novato no ubuntu,o meu é Unity (segundo imgs do google)
E estou adorando o linux ;D

tomazcdn

Re: icones pequenos,como almentar-los

Mensagempor miles_maverick » Ter, 22 de Janeiro 2013, 20:05

tomazcdn (22-01-2013, 18:53) escreveu:Pessoal,eu migrei do windows para linux por problemas no hd externo,de reconhecimento, logo ja estou me adaptando,e gostaria de saber como posso almentar os icones das imagens nas pastas...
Pois como eu faço desenho e pintura digital,possuo pastas de referencias,no windows eu ampliava a ponto de ver de 4 em 4 por fileira,e em otimo tamanho,aqui no linux gostaria de ver assim ou então se possivel uma galeria e pudesse ir rolando até achar a que quero,e separa-la,ou abrir como uma "janela" para assim tirar como referencia.

um amigo do forum me recomendou ir aqui: preferências do gestor de ficheiros
Mas eu não acho...alguem pode me explicar passo a passo,peço descupas por isso também ,pois sou novato no ubuntu,o meu é Unity (segundo imgs do google)
E estou adorando o linux ;D

Qual é a distro? Ubuntu?
miles_maverick

Re: icones pequenos,como almentar-los

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 22 de Janeiro 2013, 20:18

Olá @tomazcdn,

Aumentar os ícones pode ser feito de forma geral ou para uma pasta concreta.

Aumentar o tamanho dos ícones numa pasta

Para o caso de uma pasta qualquer, você simplesmente carrega tecla CTRL e roda a roda do mouse. Irá reparar que conforme roda para baixo e para cima, diminui e aumenta o tamanho dos ícones. Alternativamente, você pode fazer também através de outro método: fazer a combinação de teclas: CTRL + ou então CTRL - para aumentar e diminuir os tamanhos dos ícones respetivamente.

Basicamente estas duas maneiras são exatamente iguais ao que acontece nos browsers como o Firefox e Google Chrome. Aliás estas funcionalidades estão presentes no Windows também, por isso se calhar você já conhecia.

Bom, esta maneira que expliquei aumenta e diminui o tamanho dos ícones da pasta que você estiver a ver. Se fechar a janela voltar a abrir, as pastas mantêm-se todas com os mesmos tamanhos, no entanto as pastas que você alterou o tamanho dos ícones terão um tamanho diferente. Isto é ótimo para quem tem as coisas bem organizadas e que em certos casos (apenas em alguns) é necessário ter tamanhos diferentes. Como é o seu caso das pastas das imagens.

Aumentar o tamanho de todos os ícones no explorador do Ubuntu

Para além desta funcionalidades, você também pode aumentar no geral o tamanho de todos os ícones que são apresentados no explorador de ficheiros do Ubuntu. Para tal, abra o explorador e depois navegue pelos menus da seguinte maneira tal como na imagem abaixo:
  • Editar > Preferências

Depois na nova janela, logo na primeira aba, edite o valor que apresento no número 3 da imagem abaixo e depois clique em fechar. Se mudar de pasta irá ver que agora as pastas apresentam outros tamanhos.

Mas atenção, nas pastas que você alterou o tamanho manualmente (veja explicação da primeira funcionalidade que eu referi) elas terão esse tamanho que você lhes tinha dado. Isto não é erro, é algo bastante bem pensado na minha opinião.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: icones pequenos,como aumentar-los

Mensagempor tomazcdn » Qua, 23 de Janeiro 2013, 2:31

Claudio novamente muito obrigado,foi de grande ajuda as suas dicas,e adorei o metodo de nome ao lado,da para ver mais imagens,e modo de visualizar a ultima imagen salva e não sendo por data..

Agora tem como fazer com algum programa para linux (ubuntu) uma galeria ao estilo a do Android aonde voce rola a pagina da esquerda para a direita? Se não conheçer eu posso postar video ou imagens de como é ...

tomazcdn

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 23 de Janeiro 2013, 3:04

hmm, não conheço, mas também não sei se existirá algo assim visto que o android tem essa funcionalidade por ser touchscreen.

No entanto, existe aplicações interessantes para ver as fotografias. O primeiro, é o Shotwell que já vem instalado no Ubuntu. É um excelente gestor de fotografias pois permite facilmente sincronizar o cartão de memória da máquina fotografica de forma automática e muito organizada.

Também tem o DigiKam, faz mais ou menos o mesmo. A diferença é que não é construído para o ambiente do Ubuntu, um ambiente GTK, mas sim construído para KDE. Bom ele funciona na mesma, mas tem o inconveniente de não ter uma estética 100% igual à do seu Ubuntu e provavelmente é dos mais pesados pois tem de carregar bibliotecas do KDE. Em todo o caso se quiser experimentar:
sudo apt-get install -y digikam

Existe ainda o F-Spot que foi substituido pelo ShotWell como aplicação padrão do Ubuntu. Para o instalar clique no botão seguinte:
sudo apt-get install -y f-spot

O gthumb é o mais básico entre os anteriores, mas até poderá ser o que você precisa. Ao contrário dos anteriores não tem uma base de dados, o que significa que apresenta as fotografias que tiver nas pastas e pronto. Para instalar:
sudo apt-get install -y gthumb

Provavelmente o que menos lhe interessará será o Geeqie. A proposta dele é algo mesmo leve, mas perde muitas funcionalidades por causa disso. Em todo caso, veja o início do vídeo abaixo e tire as conclusões.
sudo apt-get install -y geeqie

O fotoxx é outro gestor de fotografias. Tem o objetivo de ser um gestor de fotografias rápido:
sudo apt-get install -y fotoxx

O Gwenview é também uma aplicação direcionada para o KDE, tal como o digikam. Estas aplicações como não são "naturais" do gtk necessitam de carregar mais bibliotecas no Ubuntu e portanto fica mais pesado abri-las. Mas como funcionam são sempre uma possível solução para você. Aliás veja o vídeo, pois pode mesmo interessar-lhe!
sudo apt-get install -y gwenview

Por fim, mais uma aplicação do KDE: o KPhotoAlbum.
sudo apt-get install -y kphotoalbum

Não sei se você está familiarizado sobre os porquês de ficar mais pesado ou menos uma aplicação KDE no Ubuntu ou vice-versa. Digo isto pois, gostar do KDE ou do Gnome (aplicações GTK) é quase como gostar de um clube de futebol, e portanto você até pode preferir um ambiente KDE por causa dos programas que ele tem. E lá, no KDE, estes programas que eu disse que demorariam a carregar no Ubuntu, são rápidos pois as bibliotecas deles já estão carregadas.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor tomazcdn » Qui, 31 de Janeiro 2013, 0:48

Caramba...descupa te fazer ter todo este trabalho..mas vai me ajudar bastante...

Eu escolhi 2:

o gwenview

e o
Gthumb

Vou testar ambos e te digo qual gostei mais
A ideia era essa mesmo ver a imagem selecionada grande,e as outras em medio tamanho.
Muito obrigado!!!

tomazcdn

Voltar para Questões gerais