Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:21 Pesquisa avançada

area de swap misteriosa

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

area de swap misteriosa

Mensagempor Matheus Sproesser » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 18:00

eu tenho ubuntu instalado num pendrive de 8gb mas na verdade ocupa uma partição de 7,5gb e outra partição formatada em NTFS para compartilhamento e acesso em windows.
a questão é, eu estava observando o monitor do sistema, olhando o espaço do disco ja que é bem limitado e aproveitei para olhar o processamento, rede e RAM e me deparei um 3,8gb de memoria swap. problema: eu não tenho nenhuma partição de swap criada.
eu olhei no utilitario de unidades e encontrei uma "unidade de estado solido de 4,1gb" montado em /dev/zram0
eu não sei como ela funciona, não ocupa espaço e nem existe uma partição para ela, não sei tambem como apareceu ali mas li aqui http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2103472 que era por causa do remastersys e que poderia ser desativado com um comando
sudo swapoff /dev/zram0
então desativei ja que mesmo não sendo usada estava causando uma leve lentidão no sistema e não preciso disso no momento pois no notebook principal que uso o ubuntu tem mais de 4gb de ram.
o que gostaria de saber é porque ela foi criada, como ela funciona sem ocupar espaço, se isso esta correto e se possivel como criar um arquivo de swap corretamente num disco rigido(em partições NTFS provavelmente) em caso de emergencia.
fiquei bem curioso com isso e gostaria de aprender mais.
agradeço a qualquer informação util que possam compartilhar.

Matheus Sproesser

Re: area de swap misteriosa

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 19:28

Pode ver mais informação sobre o zram neste tópico: viewtopic.php?f=36&t=2839

Basicamente, o zram é uma funcionalidade presente no Kernel Linux (adicionada recentemente) que permite dedicar um espaço em RAM, de forma comprimida, criando assim uma SWAP sem ter de usar o espaço em disco. Porquê uma SWAP em RAM? Quais as regalias? Bem, a velocidade de acesso à RAM é bem mais rápida que a do disco, logo evitaria alguns possíveis atrasos por acesso ao disco.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Matheus Sproesser » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 20:01

bom... parece que vocês tiveram uma longa luta naquele post, realmente o problema é o mesmo por culpa do remastersys que não avisa o que faz.

então nesse caso os 4gb de swap na verdade estavam ocultos na memoria ram e não no disco rigido? se for realmente isso acredito que não ocupe espaço caso não esteja sendo usada pois não percebi diferenças no consumo da memoria ram.

Matheus Sproesser

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 20:07

A SWAP só é usada quando o utilizador tiver uma determinada percentagem de RAM ocupada, por forma a libertar RAM e para evitar que o sistema deixe de responder. O que o zram faz, é comprimir tudo o que estiver na RAM, dando assim a ilusão de tem mais RAM que a que tem na realidade!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 20:34

E apenas para acrescentar, se quiser diminuir quase ao mínimo a prioridade da Swap, foi que recomendo na generalidade dos casos, recomendo que leia este artigo:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais