Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:44 Pesquisa avançada

Dúvidas: Unity malucão e etc. [Sem pressa, nada urgente]

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Dúvidas: Unity malucão e etc. [Sem pressa, nada urgente]

Mensagempor rodrigo_sabbat » Seg, 1 de Abril 2013, 14:38

Olá, amigos! A quanto tempo que eu não apareço por aqui, não é? :upsiu:

Eu tenho algumas dúvidas, que por enquanto não são tão necessárias, porque eu reinstalei o Ubuntu faz pouco tempo, ele está rodando tranquilo e só com os programas básicos.

As minhas dúvidas, ambas surgiram com problemas e ambas foram após uma atualização.

1) Ao atualizar, o Ubuntu atualizou o compactador de arquivos para a versão nova. É uma onde o ícone do programa passa a ser azul e não mais aquele bege. Após ter atualizado pra ele, sumiu do menu de contexto (clique direito) a opção "Extrair aqui" quando clico em um arquivo compactado. Sei que é um detalhe bem pequeno, mas é uma opção que eu usava muito. Tem como colocar no menu de contexto novamente ou reverter o compactador para a versão antiga?

2) Também ao atualizar, inexplicavelmente, meu Unity deixou de reconhecer os programas. Eu sei, é meio estranho, mas ao procurar algo na dash ele só fazia a busca em arquivos, como se não houvessem mais programas. Se eu tentava ir direto na lente de programas da dash, a mesma simplesmente ficava vazia, como se não tivesse absolutamente nada instalado. Eu só conseguia abrir os programas pelo terminal ou os que estavam fixados à barra lateral. O que poderia ter ocasionado isso? Será que há solução? (digo, além de mudar o ambiente gráfico xD )

Como eu lhes disse, amigos, são duas dúvidas que eu tenho e gostaria de compartilhar e tentar encontrar respostas, mas não é nada urgente. Então, não sintam-se pressionados a buscar uma solução imediatamente! :lol:

Obrigado pela atenção! E Feliz Páscoa pra todos! :yeah:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
rodrigo_sabbat

Re: Dúvidas: Unity malucão e etc. [Sem pressa, nada urgente]

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 1 de Abril 2013, 16:17

Olá Rodrigo,

Quando ao primeiro ponto, essa situação parece-me deveras estranha. Nunca vi tal coisa, mas vamos por pontos. Você instalou os pacotes multimedia que dão compatibilidades para os mais variados formatos de compactação? Convém que tenha isso instalado por causa das compatibilidades. Qual é o seu UBuntu? Conforme o seu Ubuntu veja:

Em todo o caso, o programa de descompactação chama-se file-roller, experimente reinstalar para ver se produz algum efeito:
sudo apt-get install --reinstall file-roller

Quanto ao ponto 2, mais uma vez não parece que tenha sido culpa de atualizações, mas tenha sido o efeito de algo que você fez na sessão anterior do Ubuntu (este tipo de ações só tomam efeito depois de reiniciar). Isso de não aparecer dados sem ser de programas, parece-me que das duas uma: ou removeu lentes ou suas respetivas scopes (que são pequenos softwares que possibilitam as lentes apresentarem os dados; ou então (parece-me que foi isto mesmo) você removeu o Zeitgeist!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 1 de Abril 2013, 16:20

o.0 nunca vi tal coisa... Mas também não uso Unity... Por isso não posso ajudar!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 2 de Abril 2013, 20:27

Pois é, também me pareceu bem estranho o acontecido, Claudio! o.0
Eu instalei corretamente os pacotes multimedia para outros formatos para a minha versão do Ubuntu 12.04LTS. Acho que talvez tenha sido um pequeno erro de compatibilidade entre os pacotes e o programa, pois veja bem: o programa atualizou, certo? Versão nova. Os pacotes seguiram os mesmos. Talvez tenha sido uma pequena falta de compatibilidade ou algo do tipo, assim como quando usamos uma aplicação em Java 6 e atualizamos o Java para a versão 7 e a nossa aplicação para de funcionar, sabe? Não sei se fui claro no meu exemplo e se soube me expressar corretamente. :p
Agradeço por me falar o nome do programa e o procedimento para reinstalá-lo. Isso poderá vir a ser útil mais a frente! Obrigado! :D
Sobre o Unity, penso que não fiz nada para acontecer algo, porém não descarto a possibilidade de eu ter desinstalado a scope acidentalmente. É que foi tão repentino que pareceu bizarro. Eu estava usando meu computador, desliguei para sair. Quando voltei e o religuei, não conseguia achar meus programas! :lol:
Vou me cuidar mais agora. ;)

Luis, o que me salvou no dia que aconteceu isso é que eu tinha instalado o Gnome Clássico, e tenho que dizer uma coisa estranha sobre isso: não sei como ele foi parar lá! :lol:
Falo a sério! Eu não instalei o Gnome. Não conscientemente, ao menos! :lol:
Foi meu anjo da guarda que instalou, sabendo que ia acontecer o que aconteceu ao Unity. xD

Obrigado pelas respostas, amigos! Vocês sempre me salvam! :venia:

Abraços e até a próxima! :yeah:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 2 de Abril 2013, 20:33

Os programas não instalam sozinhos e esses problemas também não. Foi alguma coisa que instalaste.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qua, 3 de Abril 2013, 4:54

Valeu pela resposta esclarecedora, Rafael! :P
Na próxima eu ponho a hashtag #humor ali pra não me levarem muito a sério! :lol:

Eu sei que "programas não se instalam sozinhos"... Talvez no Windows, mas no Ubuntu não. :troll:

Já atualizando pra galera que tava acompanhando, descobri como o Gnome se instalou. Quando eu instalo o "Alacarte" (ou como diz na Central, "Menu principal"), aquele programa de editar os atalhos dos menus e do lançador, ele instala alguns pacotes do Gnome junto.
Ao menos um dos mistérios foi resolvido! :desdentado:

Me comunico assim que eu tiver mais alguma novidade pra encerrar o caso! xD
Valeu, pessoal! Abraço, Rafael! :yeah:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 3 de Abril 2013, 16:10

Pois, quando for assim, o melhor é executar o seguinte comando:
sudo apt-get install alacarte --no-install-recommends

Assim apenas instalará a aplicação e as suas dependências, mas deixará de parte as aplicações recomendadas. Possivelmente se tivesse feito assim, agora teria apenas o Alacarte e algumas bibliotecas de dependência, mas não todo o ambiente Gnome xD

Vendo por aqui:
luis@linux:~$ apt-cache depends alacarte
alacarte
Depende: python
Depende: python-gtk2
Depende: python-gmenu
Depende: gnome-menus
Depende: python-gobject
Recomenda: gnome-panel
Em Conflito: <smeg>
Em Conflito: <smeg:i386>
Substitui: <smeg>
alacarte
Substitui: <smeg:i386>
Em Conflito: <alacarte:i386>

Foi aquilo que destaquei a vermelho que fez com que instalasse o Gnome Clássico. Se tivesse ignorado as recomendações, apenas teria instalado o alacarte e aqueles que apresentam Depende e não teria o Gnome Clássico :D
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 9 de Abril 2013, 5:38

Ah, então é isso a do Gnome! :o
Valeu mesmo pela dica, Luis Cardoso! Agradeço de coração! :yeah:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 9 de Abril 2013, 14:42

rodrigo_sabbat (09-04-2013, 4:38) escreveu:Ah, então é isso a do Gnome! :o
Valeu mesmo pela dica, Luis Cardoso! Agradeço de coração! :yeah:

De nada ;)
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Questões gerais