Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:27 Pesquisa avançada

Multi Boot

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Multi Boot

Mensagempor FuhFuh » Ter, 2 de Abril 2013, 22:30

É mais para pedir uma opinião do realmente uma questão.

Sou utilizador linux sem ter windows no pc e tenho um HDD de 2TB no desktop. Queria fazer o seguinte. Ter 3 OS no PC com utilizadores de home separados numa unica /home.

Uma para a versão do OpenSuse que é a que ultimamente tenho usado e gostado. Outra para Ubuntu LTS ou 13.04, ainda não sei e por fim outra para testes.

No quero saber como fazer mas sim se vou ter problemas e se é recomendado ou não. É que não gosto de usar VirtualBox
FuhFuh

Re: Multi Boot

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 2 de Abril 2013, 22:35

Não vais ter nenhum problema com o multiboot o grub gere tudo
nuno_nunes

Re: Multi Boot

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 2 de Abril 2013, 22:39

Para ser sincero, eu nunca usei uma /home em separada simultaneamente para várias distribuições. No entanto, já usei a /home muitas vezes para diferentes distros (não simultaneamente) aquando de novas versões do Ubuntu.

Portanto de uma forma geral eu posso dar quase total certeza que você não terá qualquer problema em usar a mesma /home! Mas deve ter em conta dois aspetos muito importantes:
  • Aquando da instalação das distribuições tenha o cuidado de não formatar e tenha o cuidado de marcar a partição como /home;
  • Uma vez que cada sistema tem as suas configurações, é possível que possa existir conflitos de configurações, portanto a minha recomendação é usar nomes de utilizadores diferentes. Assim, a partição é a mesma, mas cada sistema tem a sua pasta (de utilizador) independente que evita conflitos.

Os conflitos existem, por isso acho que é altamente recomendável que não use os mesmos nomes. Pode usar para experimentar ver se há conflitos. Pode ter a sorte não haver conflitos, mas eles existem!

PS: Nuno, o grub não tem rigorosamente nada a ver com a questão, portanto para dar essas questões mais vale não responder. Não sou o único a dizer isto, já vários utilizadores disseram o mesmo. Se for para dar respostas para ajudar é uma coisa, agora falar do grub nisto não faz qualquer sentido.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais