Antes de mais Bem Vindo ao Forum do Ubuntued, Raphael
Sobre sermos ou não contra o Windows, não acho que sejamos, no geral claro. No entanto, quem usa Ubuntu durante alguns meses provavelmente fica a usar e pronto.
Sobre você querer usar o Ubuntu pela segurança e depois acaba querendo utilizar o Windows para o dia-a-dia de forma virtualizada, acho erro. Minha opinião resultante de experiência. Há de facto situações obrigatórias, no entanto, parece-me que o seu caso é simplesmente por estar habituado.
Sobre Torrents, há programas interessantíssimos para o Ubuntu, por exemplo eu gosto muito do
qbitTorrent por permitir adicionar RSS's. Quem "anda por estas andanças" sabe bem a utilizdade desta funcionalidade.
De resto, não sei que necessidades tem para o seu computador portanto não posso dizer se pode abdicar completamente do Windows. Se é jogador ou utiliza programas CAD ou Adobe, aí inevitavelmente terá de usar Windows.
Pronto, agora que dei a minha opinião sobre utilização do Windows ou Ubuntu, sobre o seu problema. Não entendi muito bem a questão das telas azuis. Elas ocorrem fora do VirtualBox, estou certo?
Sobre a questão dos discos estarem estragados, na minha opinião tanto utilizando o windows como o Ubuntu, não há grande culpa nisso. Acho que acima de tudo o problema está em haver vibrações enquanto eles estão ligados. Tente nunca proporcionar qualquer vibração. Tente que o disco esteja sempre num sítio parado e nunca pegue nele quando ele estiver ligado. Garanto-lhe que terá um tempo de vida maior.
Em todo o caso, relativamente à segurança creio que o Ubuntu é indiscutivelmente mais seguro e até em termos de reescritas o Ubuntu deve ser melhor visto que as partições do Windows acabam por exigir desfragmentações regulares, coisa que no Ubuntu isso acaba por não ser necessários pois ele põe praticamente sempre os ficheiros organizados ao contrário do windows.
Sobre o erro, parece-me que acontece com alguma frequência, sim. Não sei o que será e instalar novos kernels do Ubuntu não me parece que vá mudar muita coisa milagrosamente. Pelo que vi há utilizadores que depois de removerem o VirutalBox e instalarem novamente resolveu. Sinceramente não sei se isto faz alguma coisa, pode fazer com que algum módulo adicionado ao kernel seja reestruturado e fique a funcionar. Por isso, experimente.