É praticamente tudo isso que o Rodrigo disse
Apenas queria frisar dois aspetos interessantes: quem não quer jogos, 10GB chegam perfeitamente para a raiz (/). Aliás eu sem jogos nunca consegui alcançar os 10GB e olhem que instalo muitos programas. Claro está que se pensam em instalar muita coisa, nomeadamente jogos, esse valor poderá disparar, mas 40Gb acho mesmo muito
Só mesmo para quem tem muitos jogos, acho eu.
Quanto à SWAP, o cálculo sempre foi "o dobro da RAM", por isso teoricamente seria 16GB. Porquê? Muito simples, dantes a memória RAM não era assim tanta e portanto era preciso memória auxiliar, a SWAP, em que sempre que a RAM tivesse cheia o Kernel mandava porções para a SWAP. No entanto, com os novos sistemas, com tanta RAM, é difícil de a ocupar toda e portanto a SWAP raramente é utilizada para esse fim. Por isso, eu diria que, sim, os 8GB são suficientes. No entanto, só como precaução, caso você queira hibernar o seu sistema, toda a memória RAM vai para a partição SWAP, por isso acrescente mais um GB só para ter a certeza que cabe tudo na generalidade dos casos.
Quanto à /home o Rodrigo também disse tudo. Basicamente a Home é o local onde você vai guardar TODOS os seus ficheiros. Você não vai usar outros locais para guardar os seus ficheiros.