Bem-vindo: Qui, 1 de Maio 2025, 18:59 Pesquisa avançada

Erro não permiti apresentação de Boot Splash... =/

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Erro não permiti apresentação de Boot Splash... =/

Mensagempor Luciano Fernandes » Dom, 25 de Dezembro 2011, 17:15

Boa tarde, desejo que todos(as) estejam bem :!: :OK:

Hoje venho através deste pedir ajuda de quem se interessar por tentar me ajudar. ;)

A questão é a seguinte, do Ubuntu 11.04 em diante (11.10, 12.04.) após a instalação, o Boot Splash, não sei por que aqui, não tem se apresentado de forma normal... Todos conhecemos como ele se mostra quando está tudo certo não é mesmo...?!

Veja abaixo como deve ser o Boot Splash:
Imagem

Porém, aqui, quando eu instalo qualquer desses Ubuntus (11.04, 11.10 ou o própio 12.04), todos esses sem exceção mostram este mesmo problema demostrado na imagem logo abaixo:

erro: hd0 write error.
Pressione qualquer tecla para continuar...

Isso logo após o 1º boot do sistema... :|

Logo após essa tela, mesmo que não aperte tecla nenhuma, passa-se uns segundos e logo se mostra a tela de Login e senha...

O curioso é que quando roda live, tanto pelo pen driver quanto pelo cd o boot splash funciona perfeito, mas, depois que instala, ai aparece o erro... :S

Acho eu que seja alguma coisa com o Grub2, mas, isso é só especulação, não tenho nenhum conhecimento de causa pra afirmar nada, por isso peço a ajuda de vocês aqui!

Não estou usando nenhum desses Ubuntus ai não, o ultimo que tentei dos novos foi o 12.04, que me agradou muito, mas, não fiquei com ele instalado só por conta desse defeito ridículo ai...

Estou postando o texto do Ubuntu 10.04.3 LTS 64-Bits que, diga-se de passagem, está redondinho, com tudo funcionando de forma adequada, inclusive o Boot Splash! 8)

Eu mandei o problema pra cá, pois, acho melhor me antecipar e tentar resolver logo se for possível, pois, quando sair o 12.04 não quero continuar com esta mesma frustação não é mesmo?! :)

Outra coisa também, se for possivel resolver logo, vou voltar a usar o 12.04, pois ele me deixou bem satisfeito pra um sistema ainda em pleno Alpha 1! :OK:

Muito :obrigado: pela atenção e estou no aguardo!

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Erro não permiti apresentação de Boot Splash... =/

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 26 de Dezembro 2011, 11:37

Ao que parece, o problema não está no Boot Splash, mas sim na escrita no hd0, e em caso de determinados erros, o Boot Splash é ignorado para que se possa apresentar este erro (isto é, este erro fica com um nível de prioridade superior que a execução do plymouth [boot splash]).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luciano Fernandes » Seg, 26 de Dezembro 2011, 13:49

Luis Cardoso » 26 Dez 2011 08:37 escreveu:Ao que parece, o problema não está no Boot Splash, mas sim na escrita no hd0, e em caso de determinados erros, o Boot Splash é ignorado para que se possa apresentar este erro (isto é, este erro fica com um nível de prioridade superior que a execução do plymouth [boot splash]).

Bom dia Luis, desejo que estejam bem :!: :OK:

Um... Então, teria como resolver o problema, ou é melhor ficar quieto aqui aonde estou agora (Ubuntu 10.04.3 Lucid Linx)...?!

Valeria a pena eu reinstalar o 11.10 ou mesmo o 12.04 (que me agradou muito), ou melhor que tenho a fazer é ficar aqui no 10.04 mesmo...?! Se a probabilidade de correção desse defeito for de mais de 88% de chances de sucesso eu voltaria com o 12.04 aqui pra o HD.

E ai Luis, tem como resolver, é certo que sejá possível corrigir o erro ou é melhor ficar aonde estou mesmo?! Ajude-me com sua maior experiência sobre o assunto por favor! 8)

Muito :obrigado: por sua atenção, espero que consigamos chegar a um termo positivo sobre esse assunto, mas se não, fico aonde estou mesmo pois me encontro em uma ótima companhia (Lucid Linx)!
;)

Luciano Fernandes
Nuntius Express

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 26 de Dezembro 2011, 14:55

Luciano F. Fernandes » 26 Dez 2011, 13:49 escreveu:
Luis Cardoso » 26 Dez 2011 08:37 escreveu:Ao que parece, o problema não está no Boot Splash, mas sim na escrita no hd0, e em caso de determinados erros, o Boot Splash é ignorado para que se possa apresentar este erro (isto é, este erro fica com um nível de prioridade superior que a execução do plymouth [boot splash]).

Bom dia Luis, desejo que estejam bem :!: :OK:

Um... Então, teria como resolver o problema, ou é melhor ficar quieto aqui aonde estou agora (Ubuntu 10.04.3 Lucid Linx)...?!

Valeria a pena eu reinstalar o 11.10 ou mesmo o 12.04 (que me agradou muito), ou melhor que tenho a fazer é ficar aqui no 10.04 mesmo...?! Se a probabilidade de correção desse defeito for de mais de 88% de chances de sucesso eu voltaria com o 12.04 aqui pra o HD.

E ai Luis, tem como resolver, é certo que sejá possível corrigir o erro ou é melhor ficar aonde estou mesmo?! Ajude-me com sua maior experiência sobre o assunto por favor! 8)

Muito :obrigado: por sua atenção, espero que consigamos chegar a um termo positivo sobre esse assunto, mas se não, fico aonde estou mesmo pois me encontro em uma ótima companhia (Lucid Linx)!
;)

Pelo que pude apurar nas minhas pesquisas pela internet (nomeadamente aqui), existe algum problema no seu Disco Rígido (que poderá relacionar-se com um problema qualquer no Kernel ou no GRUB) em que o torna apenas visível como um dispositivo de leitura. Por acaso o seu disco (HD) é SATA? É que parece andar a afectar alguns modelos que usam a comunicação SATA!

Veja aqui se encontra mais informação! Pois o Luciano deverá saber melhor o que procurar, pois para mim é um pouco mais difícil saber ao certo o que procurar pois não tenho um PC com esses sintomas!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luciano Fernandes » Seg, 26 de Dezembro 2011, 15:29

Boa tarde Luis, desejo que esteja bem :!: :OK:

É, o HD aqui é SATA II sim e o segundo link que você me apresentou é axatamente igual o problema que encontro aqui, o estranho é que com o Lucid Linx que aqui está instalado agora isso não ocorre, o processo de Boot Splash se da de maneira normal como tem que ser, tudo certo! Mas se é isso mesmo com o HD, então, não teria jeito de corrigir? Só trocando o Hardware mesmo...!?

Mais uma vez lhe agradeço pela atenção que tem dado ao caso!
:OK:

Luciano Fernandes
Nuntius Express

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 26 de Dezembro 2011, 16:06

Procurei também e apenas encontrei o que disseram aqui. Entretanto li também que podia ter algum problema ao nível mecânico que pode desaparecer depois do hd estar quente. Confirma isso? Ou o problema acontece sempre, mesmo quando o computador foi reiniciado?

Se assim for, e visto que funciona corretamente no Lucid, das duas uma: ou no Lucid não existe deteção deste erro ou no novo Kernel os drivers não estão bem associados a esse hardware.

PS: quanto a essa pesquisa, nunca utilizem nomes concretos dos computadores, nomeadamente esse hd0. Isso filtra muita coisa da interente. É como estar à procura de algum erro relativo a redes e ter a keyword na pesquisa "eth0", quando a maioria dos computadores atualmente utilizam wirelesss (wlan0) e depois conforme a especificação até pode ser eth1 eth2 wlan1 wlan2. No caso do luciano, podia ter sido outro nome associado, por exemplo hd1 hd2.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luciano Fernandes » Seg, 26 de Dezembro 2011, 17:01

Claudio Novais » 26 Dez 2011 13:06 escreveu:Procurei também e apenas encontrei o que disseram aqui. Entretanto li também que podia ter algum problema ao nível mecânico que pode desaparecer depois do hd estar quente. Confirma isso? Ou o problema acontece sempre, mesmo quando o computador foi reiniciado?

Se assim for, e visto que funciona corretamente no Lucid, das duas uma: ou no Lucid não existe deteção deste erro ou no novo Kernel os drivers não estão bem associados a esse hardware.

PS: quanto a essa pesquisa, nunca utilizem nomes concretos dos computadores, nomeadamente esse hd0. Isso filtra muita coisa da interente. É como estar à procura de algum erro relativo a redes e ter a keyword na pesquisa "eth0", quando a maioria dos computadores atualmente utilizam wirelesss (wlan0) e depois conforme a especificação até pode ser eth1 eth2 wlan1 wlan2. No caso do luciano, podia ter sido outro nome associado, por exemplo hd1 hd2.

Boa tarde :rei: , desejo que esteja bem :!: :OK:

O problema persisti sempre, após o 1º boot se mostra lá e depois disso sempre, não importa as condições de temperatura do HD, sempre fica assim... =/

O Kernel que o Lucid Linx tá usando aqui no momento é o 2.6.32-37-generic

Muito :obrigado: pela atenção de vocês!

Luciano Fernandes
Nuntius Express

Mensagempor Luciano Fernandes » Seg, 26 de Dezembro 2011, 17:08

Boa tarde, desejo que todos(as) estejam bem :!: :OK:

Será que um desses dois resolveria o meu caso...?!

:arrow: http://forums.pcbsd.org/archive/index.php/t-10277.html

:arrow: http://forum.ubuntu-it.org/index.php?topic=77396.0;wap2

Não entendo nenhum dos dois idiomas ( :roll: ), poderiam me ajudar mais um pouquinho...?!
:p

Luciano Fernandes
Nuntius Express

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 26 de Dezembro 2011, 17:11

Bem, eu também tenho aqui um portátil com HD SATA... e o que é certo, é que ele ficou na Era do 10.04, pois dá erro a partir do 10.10, bem logo no arranque, não sei bem porquê, mas dá erro... Mas nunca tive um erro como este!

Bom o que poderá estar a acontecer, é o pessoal que está a programar os drivers, ter adicionado uma função extra que não se está a dar bem com alguns modelos de HD SATA... E esse deve ser o seu caso! Possivelmente durante a configuração realizada na Instalação do Ubuntu, é indicado no Header do disco ("cabeçalho" do disco - zona onde se encontra a informação do mesmo, formato dos dados, o número de sectores, etc) que a Partição de Arranque é apenas de leitura! O problema deve andar à volta disto.

@Cláudio,
Relativamente a isto:
Entretanto li também que podia ter algum problema ao nível mecânico que pode desaparecer depois do hd estar quente.

Uma das soluções fez-me rir. Então "atirar" (isto é, levantá-lo ligeiramente da mesa e deixá-lo cair) o PC era a solução para um problema destes?!? Até poderia funcionar, mas a que custo? Cada pancada que o HD leva é menos um x tempo que este tem de vida!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luciano Fernandes » Seg, 26 de Dezembro 2011, 17:20

Luis Cardoso » 26 Dez 2011 14:11 escreveu:Bem, eu também tenho aqui um portátil com HD SATA... e o que é certo, é que ele ficou na Era do 10.04, pois dá erro a partir do 10.10, bem logo no arranque, não sei bem porquê, mas dá erro... Mas nunca tive um erro como este!

Bom o que poderá estar a acontecer, é o pessoal que está a programar os drivers, ter adicionado uma função extra que não se está a dar bem com alguns modelos de HD SATA... E esse deve ser o seu caso! Possivelmente durante a configuração realizada na Instalação do Ubuntu, é indicado no Header do disco ("cabeçalho" do disco - zona onde se encontra a informação do mesmo, formato dos dados, o número de sectores, etc) que a Partição de Arranque é apenas de leitura! O problema deve andar à volta disto.

@Cláudio,
Relativamente a isto:
Entretanto li também que podia ter algum problema ao nível mecânico que pode desaparecer depois do hd estar quente.

Uma das soluções fez-me rir. Então "atirar" (isto é, levantá-lo ligeiramente da mesa e deixá-lo cair) o PC era a solução para um problema destes?!? Até poderia funcionar, mas a que custo? Cada pancada que o HD leva é menos um x tempo que este tem de vida!

Boa tarde Luis, desejo que esteja bem :!: :OK:

É, pelo que vejo o mais sensato a ser feito é deixar como está, tudo funcionando e sem dar dor de cabeça (time que tá ganhando... :sneaky: )! Mesmo assim, :obrigado: por tudo pessoal, quando comprar um HD novo ponho o 12.04 nele!
8)

Luciano Fernandes
Nuntius Express

Próximo

Voltar para Questões gerais