Bem-vindo: Seg, 5 de Maio 2025, 16:55 Pesquisa avançada

Ecrã de Login branco

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Ecrã de Login branco

Mensagempor Neptuno » Sex, 6 de Janeiro 2012, 11:45

Olá a todos
Venho pedir a vossa ajuda pois já não sei o que fazer.

Utilizo o Ubuntu praticamente desde que saiu a versão 11.10 e estou com um problema com este sistema. Antes que mais, bendito o dia em que mudei para este SO. Estou a curtir à brava. :desdentado:

O problema é o seguinte. Sempre que eu inicio o Ubuntu, o ecrã de login aparece todo branco com uns riscos pretos. Isto acontece também quando o pc está em modo de suspensão e o volto a iniciar.
Depois de entrar no ambiente de trabalho, fica bom.

Já procurei em vários sites, forums e blogs. Encontrei varias soluções. Umas que não deram em nada e outras que não consegui experimentar pois nunca tinha trabalhado com sistemas linux e programação não é comigo.
Uns falam que é a placa gráfica, outros dizem para alterar as definições de visualização, enfim, soluções não faltam, eu é que não consigo aplica-las.

Alguém tem conhecimento deste problema? E há alguma solução fácil?

Aqui vai a informação do meu hardware:
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82G33/G31/P35/P31 Express DRAM Controller (rev 10)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation 82G33/G31/P35/P31 Express PCI Express Root Port (rev 10)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation N10/ICH 7 Family High Definition Audio Controller (rev 01)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #1 (rev 01)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #2 (rev 01)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #3 (rev 01)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #4 (rev 01)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB2 EHCI Controller (rev 01)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev e1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge (rev 01)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) IDE Controller (rev 01)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation N10/ICH7 Family SATA IDE Controller (rev 01)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation N10/ICH 7 Family SMBus Controller (rev 01)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation G73 [GeForce 7600 GS] (rev a1)
02:05.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8110SC/8169SC Gigabit Ethernet (rev 10)

:obrigado:
Luis Santos
(AKA Neptuno)
Neptuno

Re: Ecrã de Login branco

Mensagempor Andry » Sex, 6 de Janeiro 2012, 23:27

Parace que o problema é com o lightDM, tente instalar o GDM :).
Ou trocar o tem do lightDM.

Andry

Mensagempor Neptuno » Sex, 6 de Janeiro 2012, 23:43

Obrigado. Vou experimentar
Luis Santos
(AKA Neptuno)
Neptuno

Mensagempor Neptuno » Seg, 9 de Janeiro 2012, 22:14

Oi

Tentei fazer o que me aconselhou mas não deu. Inclusive eu já tinha o LightDM e o GDM instalados.
Já experimentei mudar o fundo do login através do LightDM e mesmo assim não resultou.

Fiz um video com o que me aparece quando inicio o sistema. Não sei se ajuda a identificar o problema e encontrar uma outra solução:

http://www.youtube.com/watch?v=nF7BdMw7_AM

Não é que me afecte o funcionamento do PC mas gostava de perceber o problema.

Obrigado mais uma vez
Luis Santos
(AKA Neptuno)
Neptuno

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 9 de Janeiro 2012, 23:22

Neptuno » 09 Jan 2012, 22:14 escreveu:Oi

Tentei fazer o que me aconselhou mas não deu. Inclusive eu já tinha o LightDM e o GDM instalados.
Já experimentei mudar o fundo do login através do LightDM e mesmo assim não resultou.

Fiz um video com o que me aparece quando inicio o sistema. Não sei se ajuda a identificar o problema e encontrar uma outra solução:

http://www.youtube.com/watch?v=nF7BdMw7_AM

Não é que me afecte o funcionamento do PC mas gostava de perceber o problema.

Obrigado mais uma vez

Pode até nem ter ligação, mas já experimentou mudar o tema do Plymouth?
Outra questão: Antes de ter personalizado o fundo do GRUB com a imagem do Debian, isto também acontecia?
É que pelo vídeo dá aspecto de que aquilo aparece apenas quando surge a imagem do Plymouth (que em nada está relacionado com o LightDM ou GDM)! Eu digo isto, porque o Plymouth do Ubuntu tem um script para actuar na limpeza do fundo após deixar o GRUB¹. E poderá (isto é uma remota hipótese) haver algum problema de imagem devido à sobreposição da imagem do GRUB com a do Plymouth.

1. conteúdo do ficheiro ubuntu-logo.grub escreveu:
Código: Selecionar todos
if background_color 44,0,30; then
  clear
fi

P.S.: Apenas para informar que a cor corresponde a esta: #2c001e
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Neptuno » Ter, 10 de Janeiro 2012, 0:37

Olá Luis

Obrigado pela explicação.

Antes que mais deixe explicar que este problema já existia antes da personalização do fundo do GRUB. Mudei na expectativa que pudesse resolver o problema.

Em relação ao Plymouth. Pode explicar-me como o posso fazer? Sou ainda novato nestas andanças. :|
Luis Santos
(AKA Neptuno)
Neptuno

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 10 de Janeiro 2012, 0:59

Neptuno » 10 Jan 2012, 00:37 escreveu:Olá Luis

Obrigado pela explicação.

Antes que mais deixe explicar que este problema já existia antes da personalização do fundo do GRUB. Mudei na expectativa que pudesse resolver o problema.

Em relação ao Plymouth. Pode explicar-me como o posso fazer? Sou ainda novato nestas andanças. :|

Eu também nunca mudei o Plymouth (mas ainda tenho de o fazer, pois tenho um PC onde instalei o Mate e agora o tema que lá está no Plymouth não me dá qualquer informação). Andei a pesquisar e encontrei aqui uma forma!

Entretanto, tal como eu suspeitava, o problema reside no Plymouth + Nvidia, tal como pode ver aqui.
"Plymouth does not reliably work with nVidia drivers and during bootup a blank screen may result for several seconds."
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 10 de Janeiro 2012, 2:18

Boas Neptuno, caso a indicação do Luís Cardoso não conseguir resolver o teu problema,abre um terminal (consola) e digita:

gksu gedit /etc/initramfs-tools/conf.d/splash

Em principio vai abrir um ficheiro vazio sem nada escrito, então acrescenta esta linha:

FRAMEBUFFER=y

de seguida clica em guardar e sai do ficheiro,

depois executa este comando também no terminal:

sudo update-initramfs -u

por último, reinicia o teu PC.

Vê se está tudo bem.

Caso ao abrires o ficheiro que referi em cima, já esteja com a linha (texto) que te disse para acrescentares, ignora a minha dica, pois não será este o teu problema.

Cumps.

P.S. - Caso nenhuma das soluções apresentadas (por mim e pelo Luís) resultem, há ainda outra, mas vamos por partes. Se nenhuma resultar, eu apresentarei a outra.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 10 de Janeiro 2012, 2:34

O problema, na minha opinião e pela experiência que tenho, deverá ser da placa de vídeo, com nível de certeza a rondar os 80%!! Soluções? Bem,poderá ser um problema derivado de muitas hipóteses. Creio que a primeira tentativa de resolução será a que o Miguel referiu pois é um problema bastante comum. Já agora, qual é a sua placa de vídeo? Se não for intel, convém instalar os drivers adicionais!

Ups, não tinha reparado que tem uma Nvidia! Então a percentagem ainda aumenta mais um pouco! Tente o que o Miguel disse a vejamos se resolve!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Neptuno » Ter, 10 de Janeiro 2012, 9:29

Obrigado a todos

Vou experimentar as vossas soluções e assim que tiver um resultado, eu informarei.

Cumprimentos
Luis Santos
(AKA Neptuno)
Neptuno

Próximo

Voltar para Questões gerais