Luis Cardoso (05-07-2013, 19:56) escreveu:José Craveiro (05-07-2013, 17:16) escreveu:Xterminator (05-07-2013, 13:22) escreveu:José Craveiro (05-07-2013, 11:36) escreveu:Olá Luís, realmente parece simples e nem me recordo de no fórum debian ter recebido essa indicação no momento. Fica a dica para quando tiver oportunidade de voltar a dar atenção ao sistema. Quanto aos drivers NVidia, lembro que o sistema não demandou automaticamente a necessidade dos mesmos, neste sentido o ubuntu está muito à frente, afinal é um ponto essencial e dos prioritários aos quais se devia dar mais atenção e ao que parece para além do debian outros sistemas sofrem do mesmo problema que unicamente pode variar na forma como é executado.
![:| :|](./images/smilies/NEOicon_neutral.gif)
No Debian como no Fedora, software proprietário não é nem nunca foi o foco, mas nada que uma busca no wiki
http://wiki.debian.org/FrontPage não resolva
http://wiki.debian.org/NvidiaGraphicsDrivers, veja que por padrão estas 2 distribuições trazem somente software livre por isto se quer tais regalias e não quer ter um pouco mais de trabalho,
o melhor mesmo é optar por sabores que disponibilizam recursos por padrão tais como Drivers, pacotes multimidia e plugins.
Para já só por curiosidade, pode especificar melhor?
Está a querer dizer que teria que procurar por estes grupos para debian?
Se sim, fiz isso e para além de conseguir tutoriais complicados, os que consegui seguir não foram satisfatórios. Se há quem tenha certezas de que seguindo à risca um tutorial será sempre bem sucedido, desengane-se, nem tudo é suficientemente claro e muito menos para qualquer um por muito que se empenhe! Percebe-se que nem tudo tem que ser fácil, mas a acessibilidade a coisas fundamentais e básicas devia ser uma prioridade. Não se está a falar de mimos, mas de algo sem o qual o funcionamento do sistema fica comprometido e senti este problema quando recentemente experimentei o fedora 18 e digo que não fiquei também com ele única e simplesmente porque o funcionamento dos drivers NVidia não teve bons resultados!
Obviamente que isto envolve o uso de software proprietário, mas pressupõe-se que a utilização do mesmo (neste caso concreto) é indispensável na ausência de alternativas por exemplo opensource. Se tais não estão disponíveis, que solução teremos?
Daí o grande dilema sem resposta, por isto e algo mais uso em linux apenas o ubuntu.
![:| :|](./images/smilies/NEOicon_neutral.gif)
Penso que Parsix responde à questão:
viewtopic.php?p=50967#p50967Não é Xterminator?
Olha Luís não necessariamente o Parsix, acho que sendo compatível já é um começo
"eu" gosto do Parsix, utilizo-o faz bastante tempo por motivos que eu já citei relativos ao Ubuntu, ele tem seus defeitos, vlc, virtualbox, firmware para placas entre outras coisas que não utilizo, mas é questão de gosto, pra mim é simples de instalar "o instalador é um simples script" ele não usa o Debian installer, logo eu perco pouquissimo tempo instalando
prefiro perder algumas horas configurando do que ficar 30 minutos para instalar um sistema.
Só que tenha em mente que ao optar por ele, você não vai achar suporte como existe para o Ubuntu.
Agora é considerável utilizar qualquer outro "A-Z buntu" que não venha com Unity e sobre este montar seu sistema, por exemplo o Ubuntu Gnome Remix é ótimo, eu "por ser chato mesmo"
não gosto dele pelo simples fato de atrelar a libunity a pacotes essenciais como o nautilus, eu baixei um daily do Saucy e instalei pra testar, de vez em quando faço isto, mas tem este pequeno problema eu não quero uma biblioteca que não utilizo em meu sistema.